“Festa das Luzes” ilumina Belmonte

Belmonte vai despedir-se de 2019 com muita alegria e animação. É a "Festa das Luzes", um evento que contará com muita música, gastronomia, oficinas e visitas muito especiais, num momento que marca também a celebração do "Hanukkah".

Belmonte, 12 em Rede - Aldeias em Festa,
"Festa das Luzes" em Belmonte - ®DR

 

“Festa das Luzes” é também “Hanukkah” em hebraico, que assinala a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêucidas liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, conforme está descrito no Antigo Testamento: “Após a libertação do Templo, verificou-se que só havia azeite suficiente para manter a chama eterna acesa por mais um dia. Contudo, a chama ardeu durante oito dias, o tempo necessário para se fazer e consagrar mais azeite para o Templo”.

Assim, tendo Belmonte acolhido uma das maiores comunidades de judeus sefarditas de Portugal, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa“, que durante o ano tem vindo a dar destaque aos costumes das Aldeias Históricas de Portugal, não podia deixar de se aliar à celebração do “Hanukkah” naquela vila e Aldeia Histórica.

Visitas temáticas, música, workshops, gastronomia e mostras de produtos regionais são “só” algumas das atividades que vão ser desenvolvidas. Um extenso e diversificado programa para todas as idades, com entrada gratuita.

Belmonte, 12 em Rede - Aldeias em Festa,
“Festa das Luzes” em Belmonte – ®DR

A “Festa das Luzes” é um evento que envolve toda a comunidade na preparação de quatro dias muito especiais: nos museus de Belmonte pode encontrar pulseiras realizadas pela Academia Sénior de Belmonte e Centro Escolar de Belmonte, alusivas ao evento; no Museu Judaico de Belmonte, Sinagoga Beit Eliahu, Belmonte Sinai Hotel, e Loja Casa da Judiaria pode ver a Exposição “Judaísmo e Arte: Histórias da Sala de Aula”, com trabalhos inspirados no Museu Judaico de Belmonte e interrelacionados com algumas obras do pintor judeu Marc Chagall, que resultam de um encontro entre a Empresa Municipal de Belmonte – Serviço Educativo e os alunos do 6.º B da Escola Secundária Pedro Álvares Cabral, no âmbito da disciplina de EV-ET.

Para os visitantes, a “Festa das Luzes” é também uma oportunidade única para conhecer a Aldeia Histórica de Belmonte em todo o seu esplendor, assim como as origens e tradições.

Em suma, quatro dias inesquecíveis em Belmonte, para se despedir de 2019 em clima de festa e alegria!

Belmonte, 12 em Rede - Aldeias em Festa,
Programa da “Festa das Luzes” em Belmonte – ®DR