Filme “Evadidos” vai ser gravado em Barcelos

Barcelos vai ser palco das filmagens da longa-metragem intitulada “Evadidos”, a ser transmitida no cinema e posteriormente na televisão em formato de série de seis episódios. Trata-se de uma produção da empresa Caracol Protagonista com quem o Município assinou hoje um acordo de colaboração, tendo em vista a realização das filmagens que decorrerão entre 7 de setembro e 28 de novembro de 2020.

Braga
Conferência de imprensa - ®DR

 

Na conferência de imprensa, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, começou por agradecer à produtora “por se ter lembrado de Barcelos” e dizer que “esta iniciativa traz vantagens muito grandes, pois, para além de promover o Município, a nossa cultura, as nossas gentes, virá consolidar a imagem cultural do Município”. Miguel Costa Gomes acrescentou que “desde 2009, temos vindo a defender a marca Barcelos, que é conhecida internacionalmente através do nosso ícone, o galo de Barcelos, que é uma riqueza barcelense partilhada por Portugal e pelo mundo inteiro.”

A produtora, Joana Domingues, agradeceu também a “abertura da Câmara Municipal que demonstrou logo no início para receberem este filme, que já tem garantida a transmissão internacional e terá a sua emissão na RTP como uma série”. Joana Domingues salientou que a escolha da cidade de Barcelos não foi aleatória, já que “basta caminharmos por estas ruas para percebermos que é o local ideal para fazermos este filme de época, que se passa nos anos 80/90”. A produtora rematou dizendo que “acreditamos que Barcelos pelas suas características, pela dimensão e diversidade paisagística e arquitetónica é o local ideal para despertar o interesse internacional.

Por fim, Bruno Gascon, o realizador, expressou que “gostava que Barcelos, cidade do galo, se transformasse na cidade do cinema”.

“Evadidos” é um projeto escrito e realizado por Bruno Gascon, protagonizado por Miguel Borges e conta a história de um português, de alguém que luta pelos seus direitos, e pelos direitos de todos aqueles que, tal como ele, fazem parte da comunidade portuguesa. É uma espécie de herói.

A parceria entre a produtora e o Município de Barcelos inclui uma comparticipação financeira municipal, no valor de 72.700,00€, destinada a suportar os custos de alojamento e refeições da equipa técnica e dos atores.

A Câmara Municipal disponibiliza, ainda, espaços para apoio logístico e filmagens, nomeadamente o guarda-roupa, makeup, adereços e escritório de produção, entre outros aspetos ligados à logística.

O filme terá gravações em espaços públicos do Município de Barcelos e, por isso, resultará numa promoção efetiva do património e cultura do concelho.

A produtora tem de incluir o logótipo do Município de Barcelos, com animação, na abertura e no final do filme; fazer referência aos espaços públicos filmados; fazer referência em todas as plataformas do filme ao apoio do Município de Barcelos; realização de um evento em Barcelos para apresentação do trailler do filme e estreia, com presença do elenco e parceiros; gravação de um vídeo que promova o concelho como destino turístico e o apoio do Município ao filme; realização de entrevistas e/ou conferências de imprensa de lançamento do filme e divulgação nas redes sociais; produção de t-shirts com o nome do filme e logótipo do Município para serem utilizadas pela equipa técnica; possibilitar o envolvimento das marcas do concelho nos suportes de promoção e divulgação.

Entre outras obrigações, a produtora deve, ainda, integrar atores de companhias locais em pequenos papeis, contratar figurantes junto da comunidade local e colaborar com o Município em iniciativas nas áreas da cultura, educação e juventude.

Fonte: CMB