45ª Edição da São Silvestre da Amadora procura recorde de inscritos

A 45ª edição da São Silvestre da Amadora foi apresentada ontem de manhã, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, com a presença da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares; do presidente do Desportivo Operário Rangel, Nuno Vedor; do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Prof. Jorge Vieira e do diretor-geral da HMS Sports, Hugo Sousa. A prova realiza-se na tarde de 31 de dezembro.

São Silvestre da Amadora, HMS,
Apresentação da São Silvestre da Amadora - ®DR

 

“A organização tem apostado num crescimento sustentado do evento e procuramos sempre trazer algumas novidades. Este ano, apostamos na introdução dos blocos de partida na corrida de 10 km, que irá certamente beneficiar a experiência dos participantes”, referiu Carla Tavares, presidente da autarquia. “Em termos de inscritos, estamos 15% acima do período homologo no ano passado, ou seja, temos cerca de 1.400 inscritos nos 10 km a duas semanas do evento e se o ritmo se mantiver assim, as perspetivas de superar o recorde de 2018, em que contámos com perto de 1.800 atletas, poderão concretizar-se”, sublinhou. 

Este ano, os padrinhos da São Silvestre mais antiga de Portugal Continental serão Rosa Mota e o estreante Jorge Gabriel. A ex-campeã olímpica irá correr novamente os 10 km e fará a prova com o dorsal número 1. “É um orgulho muito grande contar com a Rosa Mota e o facto de voltar a correr nas ruas da Amadora, após o recente triunfo na mini-maratona de Macau, no qual melhorou o registo anterior em 02m31s, poderá ser um bom indicador para que consiga, talvez, também melhorar o seu registo de 2016 na Amadora, em que foi 15ª classificada com 42m34s. O Jorge Gabriel, natural do concelho, estreia-se como padrinho do evento, mas irá apenas acompanhar as diversas provas”, comentou Nuno Vedor. 

Rui Pinto (Sport Lisboa e Benfica), Licínio Pimentel (Sporting Clube de Portugal), André Pereira (Sport Lisboa e Benfica), Miguel Marques (Sporting Clube de Portugal), Eduardo M’Bengani (Sporting Clube de Portugal), Ana Mafalda Ferreira (Sporting Clube de Portugal) e Carla Martinho (RD Águeda) são alguns dos atletas de elite já confirmados para correr na Amadora no último dia do ano. Caso Rui Pinto (Sport Lisboa e Benfica) seja o vencedor, passa a ser o atleta masculino com mais triunfos na São Silvestre da Amadora, com cinco vitórias. “Será São Silvestre da Amadora 2019 

certamente um feito importante e mostra que a nova geração do atletismo nacional está bem representada. No entanto, é importante também ressalvar a participação da Rosa Mota, ex-campeã olímpica que continua a elevar a sua qualidade e a mostrar que quando queremos e trabalhamos, conseguirmos alcançar as nossas metas”, sublinhou o Prof. Jorge Vieira. 

As inscrições para a 45ª edição da São Silvestre da Amadora continuam abertas e podem ser feitas no sítio oficial do evento: saosilvestredaamadora.pt. Do programa, além da corrida de 10 km, consta a Corrida das Crianças (nascidos entre 2006 e 2014) e o desfile de carros clássicos e motociclos. 

Programa 31 dezembro: 

16h30 – Corrida das Crianças 

17h05 – Desfile de carros clássicos e motociclos 

17h45 – Partida Elite Feminina 

18h00 – Partida Geral 

19h00 – Cerimónia de pódio