Nissan começa a produzir ventiladores na fábrica de Barcelona

A Nissan, a empresa de engenharia QEV Technologies e o centro tecnológico Eurecat, desenvolveram o ventilador Q-Vent, para ser utilizado em hospitais de todo o mundo e especialmente nos países emergentes.

Nissan
Nissan começa a produzir ventiladores na fábrica de Barcelona - ®DR

 

O ventilador agora em produção na Nissan tem design acessível, flexível e fiável cumpre as especificações internacionais, o que significa que pode ser fornecido a países que deles necessitem na luta contra a COVID-19.

O Q-Vent já foi autorizado pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) e foi testado nas instalações do Instituto de Investigação do Hospital de Sant Pau – IIB Sant Pau (Barcelona) com excelentes resultados. As primeiras 20 unidades serão doadas à autoridade sanitária da Catalunha – CatSalut – para utilização nas UCI e num estudo clínico em curso para otimizar o equipamento.

«Assumimos, desde o início da epidemia, o desafio de desenvolver um sistema portátil de baixo custo que pudesse chegar a todos os cantos do mundo, especialmente aos países emergentes, onde a Covid-19 poderá causar elevados danos e onde a maioria dos pacientes não tem acesso a ventiladores. Graças ao esforço e vontade de todos, o objetivo foi conseguido», afirma Miguel Valldecabres, CEO da QEV Technologies.

«Apoiamos esta iniciativa para lutar contra a Covid-19. Acreditamos que é necessário ajudar os países emergentes, cujas capacidades económicas são inferiores às nossas na Europa e é por isso que apoiamos o projeto para tornar este ventilador útil nas UCI em qualquer parte do mundo», reforça o Dr. José M. Guerra, coordenador científico do projeto, médico da Unidade de Arritmia do Hospital de Sant Pau e Coordenador do Grupo de Investigação em Cardiologia Clínica e Translacional do Instituto de Investigação deste centro.

O Eurecat tem sido responsável pelo aconselhamento sobre o design dos componentes e pela produção de alguns deles, bem como pela gestão do processo para a inclusão dos hospitais no estudo clínico.

A produção do Q-Vent iniciou-se esta semana na Unidade de Grupos Motopropulsores da fábrica de Barcelona da Nissan, com uma capacidade inicial de 180 unidades por dia.

 

aNOTÍCIA.pt