Sapadores Bombeiros-Lisboa celebram o Dia da Unidade

O Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa (RSB), a mais antiga e maior corporação de socorro em Portugal, vai comemorar o Dia da Unidade no dia 19 de maio de 2020, este ano num formato totalmente digital.

Sapadores Bombeiros-Lisboa
RSB-Lisboa celebra o Dia da Unidade - ®DR/RSB

O contexto de especial adversidade e de exceção em que vivemos, sobretudo nos últimos dois meses, em resultado da Pandemia COVID-19, obriga a que as comemorações do Dia da Unidade do Regimento de Sapadores Bombeiros-Lisboa sejam online.

No Facebook do RSB serão difundidas, ao longo do dia 19 de maio, atividades, vídeos, testemunhos, mensagens, que pretendem dar a conhecer junto da população em geral o Regimento e a História do Socorro em Lisboa.

É pretensão do Comando levar ao exterior dos quartéis esta efeméride. Assim, através das redes sociais, será comemorada com os munícipes de Lisboa e do País, numa ótica de proximidade e confiança. A data não esquecerá as entidades parceiras, públicas e privadas, com as quais tem sido possível a concretização de muitas atividades integradas na missão do RSB, como é o caso das juntas de freguesia, Agentes de Proteção Civil e Socorro, e outras Forças de Segurança e de Proteção Civil, congéneres nacionais e internacionais.

 

PROGRAMA

09h00:

  • Hastear da Bandeira Nacional;
  • Homenagem aos Mortos.

10h00:

  • Mensagem do Comandante do RSB;
  • Mensagem oficial da Camara Municipal Lisboa.

14h00: Peças comentadas do espólio histórico do RSB.

16h00: Marcha do Sapador.

RSB Lisboa
Atividade dos elementos do RSB Lisboa – ®DR/RSB

SOBRE O REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS

O Regimento de Sapadores Bombeiros-Lisboa, que este ano completa 625 anos de história de socorro na cidade, é uma unidade orgânica da Câmara Municipal de Lisboa, equiparada a Direção Municipal.

Tem como missão, assegurar as atividades de proteção, comando e socorro e colaborar em todas as atividades de proteção civil.

É o mais antigo corpo de bombeiros do país. A sua génese deve-se à preocupação de prevenção e de combate a incêndios na cidade de Lisboa no reinado de D. João I, que mandou publicar uma Carta Régia, a 25 de agosto de 1395, com as primeiras regras, até agora conhecidas, sobre o combate a incêndios na cidade

É também o único corpo de bombeiros sapadores de escalão Regimento no País

O RSB tem 11 quartéis distribuídos estrategicamente pela cidade de Lisboa, abarcando um total de 24 freguesias.

 

aNOTÍCIA.pt