Google Doodle celebra o mbira, o instrumento musical do Zimbabué 

O Google alterou temporariamente o logotipo para mostrar um Doodle interativo que celebra o instrumento nacional do Zimbábue, o mbira, quando a Semana da Cultura do Zimbábue começa.

Google Doodle mbira
Google Doodle celebra o mbira, o instrumento musical do Zimbabué 

O Doodle interativo de hoje do Google celebra o instrumento nacional do Zimbábue, o mbira, quando a Semana da Cultura do Zimbábue começa. De salientar que o Google procede a alterações temporárias do seu logo para celebrar datas especiais, objetos ou eventos de relevo.

Através da possibilidade que o Google agora disponibiliza os internautas podem simular tocar num mbira, enquanto são conduzidos numa história contada por uma Zimbabueana. A ação decorre num ‘jogo’ com quatro capítulos, em que se intercala animação e momentos em que se tem de deslizar o rato para tocar mbira.

Doodle
Doodle interativo de hoje do Google – ®DR

Acresce referir que o mbira é originário da África Austral. Este instrumento há muito que desempenha um papel integral nas tradições e na identidade cultural do povo Shona do Zimbábue. O mbira consiste numa placa de som portátil de madeira (gwariva) afixada com uma série de finas teclas de metal, que são arrancadas pelos polegares e indicador. Uma cabaça grande e oca (deze) fornece amplificação. Materiais como tampas de garrafa ou contas podem ser afixados na placa de som para criar o zumbido exclusivo do instrumento.

Veja o video que o Google disponibilizou para a ouvir mbira, gravado no processo de criação deste Doodle

 

aNOTÍCIA.pt