Submarino Tridente faz dez anos ao serviço da Marinha

Hoje, 17 de junho, o submarino NRP Tridente comemora 10 anos ao serviço de Portugal. A efeméride celebra não só o aniversário de uma unidade naval, mas recorda também o começo da nova esquadrilha em Portugal, em que a classe Tridente veio substituir a classe Albacora, composta pelos submarinos Albacora, Barracuda, Cachalote e Delfim, que serviram a Marinha de 1967 a 2010.

submarino Tridente
Submarino Tridente faz dez anos ao serviço da Marinha - ®DR
​A classe Tridente, constituída pelo submarino Tridente e Arpão, foi construída em Kiel, nos estaleiros da antiga HDW. O seu aumento ao efetivo foi um salto tecnológico considerável, desenvolvendo de forma substancial a capacidade submarina nacional, patenteada na sua reduzida assinatura acústica, eletromagnética e térmica, a capacidade de recolha e compilação de informação do seu vasto leque de sensores, e o potencial ofensivo das suas armas, em particular os torpedos Black Shark, levando ao seu reconhecimento internacional como sendo dos submarinos convencionais mais furtivos e capacitados presentemente em operação.
 
Ao longo da sua primeira década sob bandeira nacional, o submarino Tridente navegou quase 17000 horas, 13000 das quais em imersão, perfazendo 811 dias de navegação e 1653 dias de missão. Percorreu mais de 87.450 milhas náuticas, o que se traduz em cerca de 4 voltas ao mundo. 
Guarnição Tridente
Guarnição 2019 – ®DR
 
Navegando silenciosamente ao serviço do país, o submarino Tridente participou em inúmeros operações e exercícios. Destacam-se as diversas participações em missões fora-de-área nas operações ACTIVE ENDEAVOUR e SEA GUARDIAN da NATO no âmbito da luta contra o terrorismo e na operação SOPHIA da EUNAVFORMED, que tem como missão a disrupção do modelo de negócio de tráfico humano e de substâncias ilícitas no Mediterrâneo. O Tridente participou em vários exercícios internacionais tais como BALTOPS, BOLD MONARCH, DYNAMIC MONGOOSE, DYNAMIC MARINER, REP, MARE APERTO e FOST, sendo também presença constante nos exercícios nacionais SWORDFISH, CONTEX-PHIBEX e INSTREX no contexto nacional. 
 
De relevar também que o submarino Tridente foi o primeiro submarino português a realizar a travessia do Atlântico Norte no âmbito de um exercício na costa leste dos Estados Unidos da América, para certificação do seu sistema de lançamento de mísseis.
Entrega da Bandeira
Entrega da Bandeira – ®DR