Palmela adere à Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago

O Município de Palmela vai aderir, a partir deste ano, à Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago. A adesão foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública de 1 de julho e vai ainda ser sujeita à deliberação da Assembleia Municipal.

Palmela Caminhos de Santiago
Palmela adere à Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago - ®DR

No âmbito da valorização da história local, Palmela adere à Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, visando a diversificação da oferta turística  do concelho.  Atendendo à sua estreita ligação à Ordem de Santiago, é fundamental a identificação e implementação dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela que, ao longo dos séculos, cruzaram e cruzam o território do concelho. O processo de identificação desses percursos no concelho de Palmela e na península de Setúbal está a ser realizado no âmbito de um grupo de trabalho intermunicipal (Palmela, Setúbal, Alcácer do Sal, Almada, Barreiro e Seixal) para a investigação da temática dos Caminhos de Santiago no distrito de Setúbal.

A validação dos percursos identificados terá de ser efetuada pela Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago e a implementação destes percursos, devidamente sinalizados, será mais um instrumento de visitação turística do concelho, de valorização dos seus recursos patrimoniais, de dinamização do tecido económico local e de fortalecimento da marca “Palmela Conquista”. O Município tem, por isso, inúmeras vantagens em participar numa Federação desta natureza, que facilita o relacionamento entre parceiros e otimiza os recursos disponíveis, na prossecução de objetivos comuns em matérias relacionadas com os Caminhos de Santiago de Compostela.

 

Sobre:

É missão da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago pugnar pela garantia da genuinidade/autenticidade do Caminho, procurando colaborar diretamente com os órgãos governamentais decisores, estabelecer protocolos de cooperação com outras Associações ou organizações credíveis e com interesses afins, bem como promover candidaturas a Fundos Europeus ou a outros fundos Nacionais e Internacionais, potenciando o investimento nas vias históricas de peregrinação a Santiago.

aNOTÍCIA.pt