Historic Endurance de regresso ao Algarve a 18 e 19 de Julho

No recomeço da temporada de 2020, o Iberian Historic Endurance visita o Circuito do Algarve. Vinte Modelos diferentes, seis novos carros e mais de 25 inscritos até ao momento, prometem um regresso promissor da competição

Historic Endurance Algarve
Historic Endurance de regresso ao Algarve a 18 e 19 de Julho - ®DR

No fim-de-semana de 18 e 19 de Julho, a competição Iberian Historic Endurance retoma a sua actividade com a visita ao Autódromo de Portimão, no Algarve, prova que foi inserida no calendário depois do reajuste necessário no Pós-Covid. Como é tradicional, o fim-de-semana irá contar com duas provas de 50 minutos cada e uma grelha com mais de  25 carros inscritos até ao momento.

Mesmo sem a possibilidade de existir o tradicional público que costuma visitar o paddock para ver os seus clássicos de sonho, depois do confinamento o regresso a este palco tem agora um sabor ainda mais especial, numa altura em que tanto se comenta a vinda da Fórmula 1 para Portimão. 

A grande característica deste competição é o espirito de “Gentlemen Driver”, nos quais os pilotos vão para a pista para disputar uma animada corrida com os seus colegas, ao volante do seu carro favorito, ao revés de apenas procurarem a vitória final. Desta vez, esse espírito é enriquecido com a possibilidade de juntar as corridas com um excelente fim-de-semana em família, com uma visita à praia, ou apenas para desfrutar das amenas noites algarvias, pois é essa a filosofia do Iberian Historic Endurance. 

Recordar as novidades no Historic Endurance no Algarve

Nunca é demais relembrar que a competição Iberian Historic Endurance estreia este ano um novo regulamento técnico de forma a melhorar a equidade entre os carros que predominam na competição, com um conjunto de regras que diminui a performance dos Porsche 911 3.0 RS. Apesar das novas regras e da pandemia que afastou a generalidade das equipas Europeias, o Historic Endurance conta com umalista de inscritos com mais de 25 participantes.  

Nos Gentlemen Drivers Spirit, para carros até 1965 e para todos os carros 1300, a luta terá Nuno Nunes com Porsche 911 SWB, com a companhia do francês Michel Mora em modelo idêntico. Já João Sardinha e Ricardo Pereira estreiam uma novidade, um espectacular Alfa Romeo GTA para disputar esta categoria. Também o Ford Cortina Lotus de Manuel Ferrão volta ao activo para uma animada luta.
 
A categoria H-1965 também é alvo de novidades, com o elegante Porsche 356 de Francois Guerin que será um dos candidatos a vencer o Index de Performance. Já o potente Ford Mustang da família João Paulo Campos Costa/João Pedro Campos Costa será um regresso muito bem vindo e um carro que quando bem afinado arrisca-se a vencer a Categoria e a lutar por posições cimeiras. Ainda na H-65 temos ainda o Jaguar MK2 de Piero dal Maso, um dos carros mais icónicos da grelha e já conhecido no pelotão como “o carro da Rainha”.
 
Na categoria H-71, uma das mais preenchidas até ao momento, Jorge Guimarães desloca-se ao Algarve com o tradicional Volvo 121, e será interessante ver como se vai posicionar face aos três Porsche 2.5 ST espanhóis, um de Idelfonso e Alfonso Garcia (a dupla de pai e filho), outro de António Castro/Stig Nas e o último de António Gutierrez. Outro piloto espanhol, Carlos Rivera regressa com o totalmente restaurado BMW 2002 Ti e Domingos S. Coutinho, após três anos de ausência, volta com o seu incrível BMW 2800CS. A defender a honra dos Italianos, temos o lindíssimo Alfa Romeo GTAm da dupla Ibérica Roberto Diaz Rincón/Jorge Santos numa categoria onde não faltará animação!
 
A categoria H-76 vai ter a presença do característico Saab Sonett III de Paulo Sousa/Francisco Pinto, que é sempre uma delícia de ver passar. Também um dos carros mais admirados do pelotão é o Ford Escort RS1600 conduzido por Miguel Ferreira e Francisco Carvalho. Nesta categoria é onde também estão os cinco Porsche 911 3.0 RS, com os pilotos Jesus Fuster, Bruno Duarte, Piero dal Maso/Nuno Nunes/José Carvalhosa, Vasco Nina e Carlos Brízido a quererem colocar-se à prova, com a certeza de muitas disputas em pista. Apesar dos 7 anos de existência, o Historic Endurance continua a receber máquinas novas e desta vez será a estreia dos aguardados Ford Capri conduzido por António Silva e do fantástico De Tomaso Pantera de Pedro Bastos Rezende.
 
Ainda a categoria H-GTP & Sports Cars, com carros carismáticos e únicos até 1965, contará com o Merlyn MK4 de Carlos Barbot, assim como o Lotus Seven da dupla João Mira Gomes/Nuno Afoito, que também terão como adversário Paulo Rompante no seu rápido Alfa Romeo Ti Super.

A entrada de um Cobra Daytona Coupé com Miguel Lobo ao volante , que é uma das estreias, será sem dúvida um dos pontos de interesse, embora esteja inscrito como convidado, devido às especificações desta unidade em particular não estarem de acordo com os regulamentos da FIA. Também como convidado, regressa um sempre incrível Lotus Elan, conduzido pelo piloto espanhol Luís Tojeiro, mas que por ter uma caixa Dogbox, participa como convidado.

Diogo Ferrão, responsável pela competição Iberian Historic Endurance, afirma que “é um orgulho ver que os nossos pilotos estão a responder de forma tão positiva a esta retoma da competição. Curioso que, comparando com a prova do Algarve do ano passado, temos mais pilotos Ibéricos. No entanto, o total de inscritos “apenas 27″ pois faltaram os pilotos do Norte da Europa, que nesta altura do ano estão menos receptivos a fazer tamanha distância.
Espero, essencialmente que as equipas se divirtam e desfrutem nesta reabertura da competição após o confinamento. Afinal, ter condições de competir com o carro clássico dos nossos sonhos, num fantástico circuito partilhando a pista com outros pilotos com a mesma postura, é concretizar sonhos de criança para a generalidade dos nossos pilotos.”

A qualificação para as duas corridas começa às 10h30 de dia 18 de julho, sábado, com a primeira corrida a ser realizada às 16h00 do mesmo dia, enquanto que a segunda corrida do Iberian Historic Endurance está marcada para as 11h10 de domingo, dia 19 de julho.
 
HORÁRIOS do Historic Endurance no Algarve
18 de Julho, sábado
10h30 – Qualificação
16h00  – Corrida 1

19 de Julho , domingo
11h10 – Corrida 2 

 

Consulte aqui a lista de inscritos

 

aNOTÍCIA.pt