Marinha faz salvamento com evacuação médica ao largo da ilha da Madeira

A Marinha coordenou esta quinta-feira uma operação de salvamento, evacuação e resgate médico de um tripulante da embarcação de pesca “Lontra Marinha” que se sentiu indisposto.

63
Marinha salvamento evacuação
Marinha faz salvamento com evacuação médica ao largo da ilha da Madeira - ®DR

O pedido de salvamento e evacuação foi recebido no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha às 10h57m através de contacto telefónico da Proteção Civil, tendo sido encaminhado para o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), entidade com competência para avaliar a situação clínica e por determinar qual a modalidade de evacuação.

A embarcação de pesca “Lontra Marinha “, de bandeira Portuguesa, encontrava-se a navegar a 30 milhas náuticas, mais de 55 km, a sudeste da Ilha da Madeira. O resgate do tripulante, do sexo masculino com 43 anos de idade, foi realizado por via marítima através da embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos, a ISN-SR40, que desembarcou a vítima no cais do Caniçal, às 13h32. No local encontrava-se uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Machico, previamente ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil, que encaminhou o paciente para o Centro de Saúde de Machico.

A Marinha conduziu a operação de salvamento e evacuação através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, em coordenação com o Capitão do Porto do Funchal e em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil.

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal é um dos órgãos do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha e é o serviço responsável pelas ações de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações.

 

Último artigo relacionado:

Marinha faz resgate de tripulante com AVC ao largo do Cabo da Roca