Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa promovido em Albergaria-a-Velha

O CLDS 4G “Albergaria Integra’T” / PRAVE e o Município de Albergaria-a-Velha, em estreita parceria com a Associação de Criadores de Raça Marinhoa, promovem o IV Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa no Concelho de Albergaria-a-Velha.

Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa
Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa promovido em Albergaria-a-Velha - ®DR

O IV Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa tem como principal objetivo a criação de sinergias para a promoção da carne Marinhoa e o aumento do número de criadores na região solar da raça (Albergaria-a-Velha), desenvolvendo-se uma dinâmica territorial promocional que permita valorizar a atratividade do território. Pretende-se, igualmente, desenvolver a economia local e atrair mais visitantes ao Concelho.

A carne Marinhoa é um produto endógeno da região e do Concelho de Albergaria-a-Velha, proveniente da raça bovina Marinhoa, que tem origem no Baixo Vouga. Foi registada, no âmbito da Comunidade Económica Europeia, como carne DOP – Denominação de Origem Protegida, em 1994, e certificada como Produto de Qualidade (DOP), em 2000. A carne Marinhoa varia do rosa pálido ao vermelho escuro, conforme a idade dos animais, é consistente e suculenta, com sabor intenso.

A iniciativa decorre entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro de 2020, contando com a adesão de algumas estruturas gastronómicas do Concelho. Os estabelecimentos aderentes vão estar devidamente identificados e nas suas ementas vão constar, pelo menos, um prato que tenha a carne Marinhoa como base.

 

Restaurantes aderentes ao Roteiro Gastronómico da Carne Marinhoa

Carne Marinhoa
Carne Marinhoa – ®DR

aNOTÍCIA.pt

 

 

Fonte: CMAV