Dois engenhos inativados por mergulhadores da Marinha em Ovar

A equipa de Inativação de Engenhos Explosivos dos Mergulhadores da Marinha realizou esta quinta-feira, a identificação e neutralização de dois engenhos “Marine Marker" que foram encontrados na praia do Furadouro, concelho de Ovar.

mergulhadores da Marinha engenhos
Dois engenhos inativados por mergulhadores da Marinha em Ovar - ®DR

​​​As autoridades foram alertadas para a existência dos dois objetos na praia do Furadouro, concelho de Ovar. Os engenhos foram transportados, pela Polícia Marítima, para local seguro onde viriam a ser detonados pelos Mergulhadores da Marinha. No local estiveram ainda em apoio ​os Bombeiros Novos​ de Aveiro.

No comunicado divulgado, a Marinha, explica que devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento.

Inativação do engenho
Inativação do engenho – ®DR

Ainda que aparente um estado estável e seguro os “Marine Marker”, que são utilizados em ambiente marítimo para sinalização de posições, poderão encontrar-se acionados e totalmente funcionais contendo ainda parte da sua carga, como foi o caso de hoje.

Estes engenhos não devem ser manuseados e/ou removidos devendo ser informadas de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112.

 

Sobre:

Marinha:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluidos na Marinha Portuguesa.

Capitania do Porto de Aveiro:

A Capitania tem como Capitão de Porto o Capitão-de-fragata Humberto Renato da Silva Rocha

Area de ação – Na costa: desde o Monte Negro, a sul da Praia de Cortegaça até à margem sul da lagoa de Mira; Nos portos, rios, rias e lagoas: Toda a Ria de Aveiro e o Rio Vouga até à ponte do caminho de ferro.

 

Artigos relacionados com engenhos inativados por Mergulhadores da Marinha:

Engenhos fumígenos inativados por mergulhadores da Marinha em Aveiro

Mergulhadores da Marinha neutralizam engenho fumígeno em Ovar