Miguel Oliveira consegue um brilhante 5º lugar no GP da Europa

Miguel Oliveira teve um excelente arranque de corrida e conseguiu, na primeira volta, posicionar-se no quinto lugar em que viria a terminar o GP da Europa

Miguel Oliveira 5º lugar GP da Europa
Miguel Oliveira consegue um brilhante 5º lugar no GP da Europa - ®DR/RBCP

Foi no 5º lugar da classificação final que Miguel Oliveira terminou hoje o GP da Europa,12ª prova do campeonato do mundo MotoGP 2020. A prova realizou-se no Circuito Ricardo Tormo, às portas da cidade espanhola de Valência, e depois de arrancar na sétima posição o piloto de Almada reeditou a sua segunda melhor posição do ano tal como tinha feito na segunda corrida no Misano World Circuit.

Por força de uma penalização imposta a um dos seus adversários o embaixador da Hyundai Portugal arrancou para as 27 voltas de corrida na sétima posição e com a mesma solução de escolha de pneus que os restantes pilotos da KTM em pista – composto duro na roda dianteira e médio na traseira – conseguindo rapidamente subir ao quarto posto onde se manteve até à 15ª volta.

Ultrapassado ainda manteve a discussão pela posição ‘acesa’ até perto do final, quando maiores dificuldades de tração o levaram a optar por assegurar mais um excelente resultado no campeonato, naquela que foi a sua primeira corrida de MotoGP em Valência.

Miguel Oliveira
Miguel Oliveira – ®DR/RBCP

‘Estou feliz com esta corrida. Estávamos um pouco assustados porque não sabíamos o que iríamos encontrar, mas penso que a estratégia que delineámos no ‘warm-up’ nos deu dividendos na corrida. Conseguimos ter um bom equilíbrio na moto e uma boa afinação, mas infelizmente não consegui manter o ritmo nas sete, oito voltas finais. Comecei a debater-me com muitas dificuldades em conseguir uma boa transferência de pesos para ‘carregar’ sobre o pneu dianteiro e traseiro. Depois de dois momentos em que quase caí decidi abrandar e trazer a moto de volta à boxe, conseguindo uma boa corrida e um decente lote de pontos para a equipa’, referiu o piloto de Almada.

Com este 5º lugar no GP da Europa Miguel Oliveira reforçou o décimo lugar do campeonato, aproximando-se igualmente do nono classificado, posição que irá tentar alcançar já no próximo fim‑de‑semana quando novamente no Ricardo Tormo se realizar a penúltima prova do ano.

 

Artigo relacionado:

Miguel Oliveira oitavo na grelha para GP da Europa