Pilotos da Marinha efetuam qualificação no Reino Unido

Ao abrigo do contrato de modernização dos helicópteros Lynx Mk95 encontram-se no Reino Unido, a obter qualificação, quatro pilotos da Marinha.

Pilotos da Marinha qualificação
Pilotos da Marinha efetuam qualificação no Reino Unido - ®DR

Quatro militares da Marinha Portuguesa, pilotos de helicóptero, encontram-se atualmente a efetuar a qualificação na aeronave Lynx Mk95A no Reino Unido.

Este período de qualificação dos pilotos da Marinha irá ocorrer durante cinco semanas, correspondendo a cerca de 50 horas de voo e contempla treinos e qualificação nas áreas de voo de contacto e de instrumentos, operação de sensores e equipamentos da aeronave. 

Pilotos da Marinha no Reino Unido
Certificação de Pilotos no Reino Unido – ®DR

No final serão feitas as provas de aceitação do primeiro helicóptero modernizado, o qual será transportado por via terrestre para Portugal, com o objetivo de efetuar voos de integração no Dispositivo Naval em solo português no início de 2021.

Este período de qualificação resulta do atual contrato entre a Leonardo Helicopters e a Marinha Portuguesa para a modernização dos cinco helicópteros Lynx Mk95, o qual decorre desde 2016 e que se encontra na sua fase final.

Pilotos da Marinha no Reino Unido
Certificação de Pilotos no Reino Unido – ®DR

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigos relacionados:

Inédito: Fragata Corte-Real embarcou destacamento de helicóptero da Marinha alemã em missão

Marinha Portuguesa vai comandar Força Naval Europeia no Corno de África

Fragata D Francisco de Almeida ruma aos Países Baixos para modernização