Homenagem a Federico Fellini esgotou Cinema São Jorge

O concerto, “Um século de Federico Fellini”, encerrou o programa das comemorações dos 100 anos do nascimento do grande mestre do cinema italiano.

Federico Fellini Cinema São Jorge
Homenagem a Federico Fellini esgotou Cinema São Jorge - ®DR

Foi com lotação esgotada que se concluiu o programa das comemorações do centenário de Federico Fellini, que decorreu no Cinema São Jorge. Numa coprodução do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, o concerto “Um século de Federico Fellini” revisitou a música que Nino Rota compôs para as obras de Fellini.

Durante o concerto, no Cinema São Jorge, na tela apenas figurou – estática – uma imagem de Federico Fellini em plena rodagem.  Contudo o ecrã passou a elemento secundário, com o púbico que esgotou por completo a lotação permitida pelas atuais regras da DGS (396 lugares), a centrar todas as atenções no palco e nos 60 músicos da orquestra, sob a direção do Maestro Rui Pinheiro, e na participação especial do pianista Benedetto Lupo.

Esta experiência começou e terminou com uma viagem pelo universo de Fellini, através das músicas que Nino Rota compôs para dois dos seus mais emblemáticos filmes: Amarcord (1973) e La Strada (1954). Pelo meio, uma obra prima de Rota – Concerto Soirée para piano e orquestra – que trouxe a Lisboa pela primeira vez o pianista Benedetto Lupo. Lupo – solista neste concerto – é considerado pela crítica um dos mais talentosos e completos pianistas da sua geração, como demonstra o amplo reconhecimento internacional, onde se destacam os prémios Cortot, Robert Casadesus, Gina Bachauer e Terence Judd.

A Secção cultural da Embaixada de Itália e o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa têm como missão a promoção e difusão da cultura italiana em Portugal. Para isso, disponibiliza um conjunto de serviços e dinamiza variadas iniciativas e manifestações culturais – como foi o caso do concerto “Um século de Federico Fellini”, que encerrou a retrospetiva dedicada a Fellini na Cinemateca Portuguesa.

Federico Fellini, nasceu em Rimini – Itália, a 20 de janeiro de 1920, e foi um dos realizadores mais famosos do cinema italiano. Conhecido por seu estilo distinto, ele é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos.

 

Artigo relacionado:

Concerto único, homenageia 100 anos do nascimento de Federico Fellini