Concerto único, homenageia 100 anos do nascimento de Frederico Fellini

No ano em que se assinala os 100 anos do nascimento de um dos maiores vultos da sétima arte de todos os tempos – Frederico Fellini, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Orquestra Metropolitana de Lisboa uniram esforços para criar um evento único: o concerto “Um século de Frederico Fellini”.

Frederico Fellini 100 anos do nascimento
Concerto único, homenageia 100 anos do nascimento de Frederico Fellini - ®DR

O Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Orquestra Metropolitana de Lisboa organizam no próximo dia 6 de dezembro, no Cinema São Jorge um concerto único de homenagem a Frederico Fellini, no âmbito das comemorações dos 100 anos do nascimento do cineasta.

Deixando as imagens marcantes de películas de Fellini como “La dolce vita”, “La strada” ou “Amarcord” apenas no imaginário dos espectadores, este concerto percorre algumas das bandas sonoras mais emblemáticas assinadas por Nino Rota, interpretadas no palco do Cinema São Jorge, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pelo  pianista convidado Benedetto Lupo.

Para Marco Leonetti, Diretor da Cinemateca de Rimini, “ninguém como Fellini entendeu e soube contar a identidade mais profunda de Itália. E fê-lo num estilo inimitável, tornando-se ele próprio, mais do que um adjetivo, um símbolo: o símbolo da criatividade, do gosto e da sensibilidade italianos.”

“No nosso cinema convivem sentido de beleza, capacidade inventiva e leveza ou seja o sentido do nosso made in Italy. Fellini, como Raffaello, como Leonardo, como os grandes artistas do Renascimento, faz parte do ADN de Itália, é um dos ícones que melhor a representam no mundo”, sublinhou Marco Leonetti.

Aos 60 músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Rui Pinheiro, junta-se um convidado especial vindo diretamente de Itália: o pianista Benedetto Lupo.

O concerto compreende cinco andamentos para piano e orquestra, compostos no início da década de 1960. Premiado em inúmeros concursos internacionais, com destaque para os prémios Cortot, Robert Casadesus, Gina Bachauer e Terence Judd, Benedetto Lupo é considerado pela crítica um dos mais talentosos e completospianistas da sua geração. Lupo, cuja interpretação desta obra mereceu 0 prémio Diapason d’Or, é solista neste concerto.

O encontro está marcado para o Cinema São Jorge, em Lisboa, no dia 6 de dezembro, pelas 11 horas. A lotação da sala é limitada a 396 lugares, respeitando as normas da DGS em vigor estando os bilhetes já à venda online, ao preço de 12 euros.

Organismo oficial do Estado italiano, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa tem como missão a promoção e difusão da cultura italiana em Portugal. Para isso, disponibiliza um conjunto de serviços e dinamiza variadas iniciativas e manifestações culturais – como é o caso do concerto “Um século de Federico Fellini”, que encerra a retrospetiva dedicada a Fellini na Cinemateca Portuguesa.

 

aNOTÍCIA.pt