Militar da Marinha em missão de cooperação com a Guarda Costeira dos EUA

A Marinha irá ter um militar em missão, a bordo de navio da Guarda Costeira dos EUA, ao abrigo da cooperação existente no âmbito da busca e salvamento marítimo

Marinha cooperação Guarda Costeira EUA
Militar da Marinha em missão de cooperação com a Guarda Costeira dos Estados Unidos - ®DR

Ao abrigo da cooperação existente, o primeiro-tenente, da Marinha, Miguel Dias Pinheiro iniciou na última semana a preparação para integrar a primeira missão do navio da Guarda Costeira dos EUA, USCGC Stone, ao largo na América Central e América do Sul, como observador, entre o dia 23 de dezembro de 2020 e o dia 01 de março de 2021.

A cooperação entre a Marinha e a Guarda Costeira,  surge devido à relevante interação que existe entre Portugal e os EUA no âmbito da busca e salvamento marítimo, nomeadamente através dos contactos entre Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo.

O primeiro-tenente Dias Pinheiro terá o papel de observador, a bordo do navio USCGC Stone, da Guarda Costeira dos EUA, com o objetivo da partilha de técnicas, táticas e procedimentos com os homólogos dos Estados Unidos.

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigos relacionados:

Mergulhadores da Marinha participam no exercício internacional MAGRE 2020 contra ameaças terroristas

Pilotos da Marinha efetuam qualificação no Reino Unido

Mergulhadores da Marinha participam no exercício internacional MAGRE 2020 contra ameaças terroristas