Valha-nos Santo António! Artesanato, em tempo de Covid-19, em exposição no Museu de Lisboa

Valha-nos Santo António! Artesanato em tempo de Covid -19, é a nova exposição que vai estar patente ao publico, no Museu de Lisboa até ao dia 7 de março de 2021.

Valha-nos Santo António e Museu de Lisboa
Valha-nos Santo António! Artesanato, em tempo de Covid-19, em exposição no Museu de Lisboa - ®DR

O Museu de Lisboa, abriu no passado dia 11, as portas a uma exposição intitulada “Valha-nos Santo António! Artesanato em tempo de Covid -19” que resultou de um desafio feito em março, pelo colecionador Mário Coelho, aos artesãos portugueses.

A exposição é composta por 65 peças que representam, através da imagem de Santo António ­- o santo mais representado no artesanato nacional – o novo quotidiano que a pandemia impôs.

Nove meses depois, o Museu de Lisboa mostra o resultado do repto lançado por Mário Coelho, com uma surpreendente e criativa exposição composta por peças em que o Santo António é o grande protagonista, executadas por artesãos de todo o país e também das ilhas.

Mais de seis dezenas de peças revelam essa relação tão especial que os portugueses têm com o Santo António, santo de quem os portugueses e em especial os lisboetas, são tão devotos, que os acompanha no dia a dia e que está, também nesta luta contra a pandemia da Covid-19.

“Muitos artesãos continuaram a lutar contra a adversidade, procurando manter a sobrevivência da sua arte e modo de vida, inovando nos meios de chegar até ao seu público em alternativa às feiras e mercados habituais” salienta Mário Coelho justificando o desafio lançado aos artesãos, já que a imagem de Santo António tem presença quase obrigatória no trabalho de qualquer artesão português, seja qual for a região.

 A exposição estará patente ao público até ao dia 7 de março de 2021, de terça a sexta, das 11h às 17h, e ao fim de semana, das 10h às 12h

Bilhete de entrada para o “Valha-nos Santo António”, no Museu de Lisboa – 3 € (bilhete normal)

 

aNOTÍCIA.pt