Grande Prémio de Portugal de Formula 1 regressa em maio

O Grande Prémio de Portugal de Formula 1 irá ter lugar em maio. O anúncio deverá ser feito amanhã segundo o especializado site Motorsport.

Grande Prémio de Portugal de Formula 1
Grande Prémio de Portugal de Formula 1 regressa em maio - ®DR (foto de arquivo)

O Grande Prémio de Portugal de Formula 1 regressa a Portimão em 2021. A notícia deverá ser confirmada esta quinta-feira, segundo o site especializado Motorsport. A publicação refere que Portugal irá preencher o “slot” que estava em aberto, no dia 2 de maio.

A Comissão da Fórmula 1, reúne esta quinta-feira, altura em que o promotor do Mundial, a Liberty Media, poderá comunicar às 10 equipas que participam no campeonato a decisão de trazer a prova até Portugal.

De realçar que caso se confirme a realização do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, este acontecerá alguns dias após o Autódromo Internacional do Algarve acolher a prova do Mundial de MotoGP, no dia 18 de abril e sete dias antes da prova em Espanha, permitindo que as equipas se desloquem diretamente, de Portimão para Barcelona.

O Grande Prémio de Portugal será o terceiro do Mundial de 2021

 

Sobre: 

O Grande Prémio de Portugal de Formula 1 realizou-se entre 1958 e 1996, tendo regressado em 2020.

O primeiro GP de F1 disputado em Portugal foi no Circuito Urbano da Boavista, na cidade do Porto, durante a temporada de 1958 a 14 de Agosto, cujo vencedor foi o piloto britânico Stirling Moss, que voltaria a ganhar no Grande Prémio de Portugal de 1959, desta vez no Circuito do Monsanto (circuito urbano no Parque Florestal de Monsanto), em Lisboa. Em 1960, a competição volta ao circuito portuense da Boavista e teve como vencedor o piloto australiano Jack Brabham.

Depois da temporada de 1960, o GP de Portugal ficou muito tempo fora do calendário da Fórmula 1, retornando na temporada de 1984, no autódromo do Estoril, a 21 de outubro. Foi o último grande prémio da temporada em que o francês Alain Prost foi o vencedor da prova, porém, não conseguiu vencer o Campeonato Mundial pela diferença de apenas meio ponto. Na temporada seguinte, a corrida foi disputada a 21 de abril e com condições atmosféricas adversas, beneficiando Ayrton Senna, um grande especialista em corridas chuvosas. A partir de 1986, a corrida passou a ser disputada na penúltima semana do mês de Setembro. Porém, a história do GP de Portugal é muito mais longa, começando, com essa designação, em 1951 no Circuito da Boavista no Porto tendo como primeiro vencedor o portuense Casimiro de Oliveira ao volante de um Ferrari 340 America Vignale. Eram ainda corridas de Sport Internacional (na altura tão ou mais importante do que a F1) que se estenderam até1957. Essa última edição desta série foi disputada em Monsanto, Lisboa e foi ganha por Juan Manuel Fangio num Maserati 300S depois de renhido duelo com o norte-americano Masten Gregory tripulando um Ferrari. Depois veio a série disputada no Circuito da Boca do Inferno em Cascais com provas de GT e F3.

 

aNOTÍCIA.pt