Corveta João Roby conclui missão na Zona Marítima dos Açores

Corveta João Roby ruma à Base Naval de Lisboa após 3 meses de missão e 5825 milhas náuticas na Região Autónoma dos Açores.

Corveta João Roby Açores
Corveta João Roby conclui missão na Zona Marítima dos Açores - ®DR

A Corveta João Roby terminou hoje mais uma missão na Região Autónoma dos Açores (RAA), com duração de cerca de 3 meses, e ruma agora com destino à Base Naval de Lisboa. Durante esta missão o navio cumpriu 2160 horas de missão, percorrendo 5825 milhas náuticas, o equivalente a 10.787 kms.

Em colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lages (RCC Lages), Açores, a corveta João Roby realizou diversos exercícios de busca e salvamento marítimo – SAREX (Search and Rescue Exercises) diurnos e noturnos, em conjunto com o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP).

O navio foi empenhado em diversas áreas de atuação nomeadamente, no âmbito da busca e salvamento e ao nível de tarefas de interesse público, prestou apoio logístico a organismos públicos de forças de segurança, através de transporte de material.

No âmbito da vigilância dos espaços marítimos do arquipélago dos Açores, o NRP João Roby monitorizou reservas marinhas, áreas sensíveis e zonas de maior atividade de pesca, nomeadamente a Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas, Bancos D. João de Castro, Condor, Açores e Princesa Alice, entre outros.

Durante a missão, que agora termina, foram realizadas diversas ações protocolares junto das entidades governamentais, realçando-se a visita ao Presidente do Governo Regional dos Açores, dinamizando assim o contacto junto com a comunidade Açoriana.

​De salientar que o NRP João Roby é comandado pelo capitão-tenente Pedro Miguel Costa Caetano e tem uma guarnição de 75 militares.​

 

Artigos relacionados:

Fragata Corte-Real iniciou preparação para missão internacional da NATO

NRP Mondego inicia missão na Madeira