Município de Benavente integra movimento “Unidos Contra o Desperdício”

Considerando que 1/3 dos alimentos do mundo são desperdiçados, o município de Benavente aderiu à iniciativa "Unidos Contra o desperdício”.

Benavente e Unidos Contra o Desperdício
Município de Benavente integra movimento "Unidos Contra o Desperdício" - ®DR

O Município de Benavente aderiu à iniciativa “Unidos Contra o desperdício”, projeto que pretende chamar a atenção para o aumento do desperdício alimentar, através de um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que una a sociedade num combate ativo e positivo na procura de formas de minorar esta realidade.

Sabendo-se que um terço da comida que se produz está condenada ao desperdício e 17% dos alimentos é deitada fora ainda antes de chegar a todos nós, este movimento pretende consciencializar e mudar atitudes ao longo de toda a cadeia, impactando todos os intervenientes: os que produzem, os que fabricam, os que transformam, os que embalam, os que transportam, os que consomem e os que descartam os resíduos.

O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa: todos os anos um terço da produção alimentar é desperdiçada no mundo, segundo os dados da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Esta iniciativa da sociedade civil, que nasceu a 29 de Setembro de 2020 – Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas -, tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, agregando já um número considerável de entidades públicas e privadas, um grupo onde se enquadra a Direção-Geral das Autarquias Locais e que passa a contar agora, também, com a participação do município de Benavente.

Benavente e Unidos Contra o Desperdício
Município de Benavente integra movimento “Unidos Contra o Desperdício” – ®DR

1/3 da comida produzida é desperdiçada

O desperdício de alimentos é responsável pela emissão de gases de efeito de estufa equivalente à rede global dos transportes terrestres, contribuindo para o aquecimento global. Se este desperdício fosse aproveitado, seria suficiente para alimentar dois mil milhões de pessoas. Daria para dar de comer duas vezes a todos os que passam fome em todo o mundo.

 Na Europa, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desaproveitados anualmente, com um custo estimado de 143 mil milhões de euros.  Em Portugal, estima-se que 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, o que daria para alimentar as 360 mil pessoas com carências alimentares no nosso país.

Números do Desperdício Alimentar

A forma como produzimos, processamos e consumimos alimentos atualmente é um paradoxo!

Nos países desenvolvidos, comemos muito e comemos mal. Cerca de 2 mil milhões de pessoas sofrem com obesidade ou têm doenças relacionadas com a alimentação. 

Apesar de nos últimos 50 anos, a nossa capacidade para produzir alimentos ter aumentado quase 300%, o número de pessoas com fome não diminuiu, tendo nos últimos 3 anos aumentado para 820 milhões.

Simultaneamente, 1/3 dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados, o que representa cerca de 1,3 bilião de toneladas por ano. Só em Portugal, cada português desperdiça em média 97 kg de alimentos por ano. 

Esta é uma questão económica, social e com elevado impacto ambiental, sendo necessário mobilizar toda a comunidade para responder a este problema. Nesse sentido o município de Benavente vai iniciar nas próximas semanas um projeto de sensibilização para alunos do 1º ciclo, relacionado com esta problemática. 

Vamos mudar esta realidade. Reduza o desperdício alimentar!

Parabéns ao Município de Benavente por ter aderido ao movimento “Unidos Contra o Desperdício” !

 

aNOTÍCIA.pt