
Nunca ninguém havia pilotado um avião por um túnel até que o italiano Dario Costa passou por dois, perto de Istambul, a uma velocidade média de 245 km / h entrando diretamente para o Guiness.

Foi na madrugada de sábado, 4 de setembro, que Dario Costa, um piloto de corrida profissional e piloto acrobático, ligou seu avião de corrida Zivko Edge 540 especialmente modificado dentro de um dos túneis Çatalca duplos na auto estrada norte de Mármara, na Turquia e cometeu a proeza.
Dario Costa, que agora faz parte do Guiness, tem 41 anos e mais de duas décadas de experiência de voo. Já ultrapassou as 5.000 horas no ar, das quais, mais de metade em acrobacias aéreas. Dario Costa foi o primeiro italiano a conseguir uma vitória na classe Challenger do Red Bull Air Race. Mas o sonho de Costa era o “Tunnel Pass”, uma façanha exigente e complexa.

“Eu nunca tinha voado num túnel na vida – nunca ninguém tinha feito isso”
Cercado de betão, Costa começou a proeza às 6h43, hora local, com o sol pelas costas, oferecendo ótimas condições para o sucesso. A margem era limitada e significava que ele tinha que manter o avião numa trajetória de voo acima do asfalto, ao mesmo tempo que tinha de gerir uma margem claustrofóbica de apenas cerca de quatro metros entre cada ponta de asa e as implacáveis paredes do túnel. As alterações no fluxo de ar, combinadas com a direção altamente sensível da aeronave, exigiram tempos de reação de menos de 250 milissegundos, já que Costa executava movimentos cirúrgicos de meros milímetros durante o voo.

Um dos momentos mais críticos ocorreu quando o avião passou pela fenda de 360 m entre os túneis, o que expôs a aeronave leve a ventos laterais enquanto Costa se preparava para entrar na estreita abertura do segundo túnel.
“Tudo acontecia muito rapidamente, mas quando saí do primeiro túnel, o avião começou a mover-se para a direita por causa do vento cruzado e na minha cabeça tudo desacelerou naquele momento”, explicou Costa. “Eu reagi e apenas estava focado em colocar o avião de volta ao caminho certo para entrar no outro túnel. Então, em minha mente, tudo acelerou novamente.”
Enquanto Costa continuava, ele tinha uma média de 245 km / h e tentava gerir as mudanças na inclinação e forma do segundo túnel. Quando o avião de corrida saiu disparado do outro lado, o italiano fez um loop de comemoração antes de pousar.
Tudo estava a acontecer de forma tão rápida
Da descolagem à saída do segundo túnel, o voo percorreu uma distância de 2,26km. Em menos de 44 segundos, Costa havia estabelecido um recorde mundial certificado do Guinness e mais quatro recordes.

O voo Tunnel Pass foi reconhecido com o Recorde Mundial do Guinness para o Túnel Mais Longo Voado com um Avião (1.730m) e Costa recebeu o certificado oficial. Os outros quatro recordes notáveis foram: primeiro vôo de avião por um túnel, vôo mais longo sob um obstáculo sólido, primeiro vôo de avião por dois túneis e a primeira decolagem efetuada em túnel.
Costa foi orientado pela lenda da aviação Péter Besenyei, da Hungria. Ao todo, o projeto Tunnel Pass exigiu a colaboração de uma equipe de 40 pessoas, tecnologia de treino especialmente desenvolvida e mais de um ano de preparação.
“Eu nunca tinha voado num túnel na minha vida – ninguém nunca tinha feito isso – então havia um enorme ponto de interrogação na minha cabeça se tudo sairia como esperávamos”, disse Costa. “Foi um grande alívio, claro, mas grande, grande felicidade foi a emoção principal. Para mim, é mais um sonho que se tornou realidade.”