A vindima renasce no Mosteiro de Santa Maria do Mar e o generoso Vinho de Carcavelos, agradece

Da vindima dos 5 hectares de vinha no Mosteiro de Santa Maria do Mar, espera-se uma produção anual de 20 a 25 mil garrafas do generoso Vinho de Carcavelos

vinho de Carcavelos do Mosteiro de Santa Maria do Mar
A vindima renasce no Mosteiro de Santa Maria do Mar e o generoso Vinho de Carcavelos, agradece - ®DR

Cerca de 5 hectares recuperados de uma vinha no Mosteiro de Santa Maria do Mar, dão novo ânimo a um tão apreciado e escasso generoso vinho de Carcavelos.

Pela primeira vez, desde a aquisição do Mosteiro de Santa Maria do Mar pela autarquia de Cascais, em setembro 2017, vai realizar-se, a 9 de setembro às 9h00, a primeira vindima. A colheita, com vista à produção do generoso Vinho de Carcavelos, constitui também oportunidade para apresentar um projeto de reabilitação de toda a quinta, visando uma utilização pública. 

A vindima vai ser efetuada na vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar que foi replantada em 2019 e em 2020 foi enxertada. Esta nova vinha instalada no Mosteiro de Santa Maria do Mar pretende melhorar o potencial enológico do Vinho de Carcavelos, com recurso a castas que caíram em desuso, tais como: Boal Ratinho, também conhecida por Ratinho, e a Galego Dourado, uma casta branca tradicional atualmente quase extinta, assim como a Arinto. Agora, em setembro de 2021, faz-se a primeira vindima e espera-se se ter uma produção anual de 20 a 25 mil garrafas deste histórico vinho. 

No que diz respeito ao Mosteiro e à sua conservação, está a proceder-se ao restauro e ampliação do edifício original, que vai contemplar um novo espaço para adega, um local para prova de vinhos e ainda 40 quartos, numa área de construção de 2.170 metros².

 

Agricultura Biológica e regenerativa 

As vinhas do Mosteiro de Santa Maria fazem parte das Terras de Cascais. O modo de produção é biológico. Mas aqui vamos mais longe, implementámos o conceito de agricultura regenerativa, recuperando a fertilidade do solo de uma forma natural, num terreno que esteve durante largos anos sem cuidados especializados. A agricultura regenerativa é um método de incremento da biodiversidade da terra através de técnicas não destrutivas: sem lavrar, promovendo a fixação de água e nutrientes com a concomitância de espécies produtivas e espécies espontâneas. 

aNOTÍCIA.pt