Inês Marques e Avelino Eusébio vencem Corrida do Centenário FPA

Inês Marques e Avelino Eusébio vencem nos 10 km da Corrida do Centenário FPA, prova que assinalou os 100 anos da FPA

Corrida do Centenário FPA
Inês Marques e Avelino Eusébio vencem Corrida do Centenário FPA - ®DR

Inês Marques, da ARC-EAC, na prova feminina e Avelino Eusébio, atleta do GFD Running, na prova masculina, foram os vencedores da prova de 10 km da Associação Montepio Corrida do Centenário FPA

O Estádio Nacional, no Jamor, foi hoje palco da celebração do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que se fez a correr, a caminhar, mas também a lançar e a saltar. No evento marcaram presença as figuras incontornáveis do atletismo nacional, como a campeã olímpica Fernanda Ribeiro; o vice-campeão olímpico Francis Obikwelu; o medalha de prata olímpico Rui Silva; a campeã do mundo de marcha 50 km, Inês Henriques; o vice-campeão do mundo de marcha 50 km, João Vieira; ou o campeão europeu de corta-mato Paulo Guerra.

Com transmissão em direto nas redes sociais da FPA, a conversa em torno da história do atletismo nacional e dos momentos que marcaram o centenário da Federação Portuguesa de Atletismo, contou ainda com a participação do presidente da FPA, Jorge Vieira; do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco; e do administrador da Associação Mutualista Montepio, o principal patrocinador deste evento, Carlos Beato.

Do ponto de vista desportivo, os primeiros a partirem foram os mais jovens, que durante 15 minutos correram e caminharam em torno da pista de honra do Estádio Nacional, na Corrida Pelicas/The Daily Mile. Em seguida puderam experimentar as disciplinas base do atletismo, no Espaço Criança, onde também puderam saltar e brincar num insuflável gigante.

Corrida do Centenário FPA
Inês Marques e Avelino Eusébio vencem Corrida do Centenário FPA – ®DR

A anteceder a partida da prova de 10 km, os “heróis do centenário, embaixadores da Associação Montepio Corrida do Centenário FPA, correram e caminharam numa volta simbólica à pista de honra, não sem antes se cumprir um minuto de silêncio em homenagem e memória de Jorge Sampaio. Logo após a partida da corrida e caminhada de 5 km, que permitiu entregar 1200 euros à Crescer, chegava à meta o vencedor desta Associação Montepio Corrida do Centenário FPA, Avelino Eusébio, atleta do GFD Running, que cumpriu os 10 km em 32m05s. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, José Gaspar, do CFB, com o tempo de 33m21s, e Ricardo Madeira, do GDCCP, com a marca de 33m26s.

Do lado feminino, Inês Marques, da ARC-EAC, foi a mais rápida, vencendo com o tempo de 39m45s. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Daniela Silva, com o tempo de 42m39s; e Margarida Dionísio, do CDFE, com a marca de 43m46s.

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

aNOTÍCIA.pt