Sporting e FC Porto empatam em Alvalade e seguem a par na tabela classificativa

Sporting e FC Porto empatam a um golo no Estádio José Alvalade, em partida da 5.ª jornada da I Liga 2021/22, e seguem a par na tabela classificativa.

Sporting e FC Porto empatam em Alvalade
Sporting e FC Porto empatam em Alvalade e seguem a par na tabela classificativa - ®DR

Em Alvalade o Sporting e FC Porto, empatam a uma bola, com um golo de Nuno Santos (Sporting) na primeira parte e um de Luis Diaz (Porto) na segunda parte. Os dragões acabaram o jogo reduzidos a 10, por expulsão de Toni Martínez aos 87 minutos, na sequência do segundo cartão amarelo.

Numa primeira parte em que o Sporting foi claramente superior, os leões marcaram por intermédio de Nuno Santos e saíram em vantagem para o intervalo em vantagem. Porém, na segunda parte o FC Porto cresceu e acabou por igualar o encontro graças a um grande golo de Luis Diáz.

Com algumas novidades e algumas surpresas dos dois lados, face, sobretudo, à indisponibilidade de vários jogadores, o encontro começou tenso e os nos primeiros três minutos Nuno Almeida, árbitro do encontro, mostrou o cartão amarelo três vezes.

O Sporting mostrou uma maior intenção de pegar no jogo, com o FC Porto a procurar explorar a velocidade de Taremi, Corona e Luis Díaz nas costas da defesa leonina.

Nuno Santos abriu o marcador para o Sporting. Pedro Porro, esta noite titular no lugar de Ricardo Esgaio, arrancou pela direita, cruzou rasteiro para o coração da grande área do FC Porto onde Nuno Santos, solto de marcação, desviou de forma subtil para o fundo das redes.

Na sequência deste golo, um adepto do Sporting caiu da bancada, tendo sido imobilizado e retirado do recinto.

Em desvantagem, foi a vez do FC Porto pegar no jogo e correr atrás do prejuízo. Logo depois do golo, Corona de cabeça, atirou ligeiramente ao lado da baliza de Adán. Mas, à exceção desse lance, os dragões não conseguiam criar verdadeiramente perigo, apesar de estarem agora mais instalados no meio-campo contrário.

E, apesar do FC Porto ter crescido no, o Sporting não deixava de atacar e criava até mais perigo do que o adversário. Num desses lances, só uma grande intervenção de Diogo Costa evitou que Nuno Santos bisasse na partida.

Ao intervalo, o golo de Nuno Santos fazia a diferença. O extremo até podia ter marcado mais, mas Diogo Costa brilhou na baliza portista. Nota ainda para os sete amarelos já mostrados por Rui Costa e para duas substituições já efetuadas por Sérgio Conceição (entraram Manafá e Sérgio Oliveira).

Os instantes iniciais da segunda parte até pareceram mostrar que o Sporting iria continuar a ser mais perigoso, mas a verdade é que, aos poucos, o FC Porto se começou a crescer na grande área leonina, sobretudo graças à criatividade de Luis Diáz.

E é Luis Díaz que num momento de inspiração, empata o clássico com um grande golo. O colombiano recebeu a bola na esquerda, na quina da grande área do Sporting, fletiu para dentro e atirou em arco, para um grande golo, sem hipóteses de defesa para Adán.

O Sporting não acusou o golo e, em resposta, Paulinho, de cabeça, quase recolocou os Leões na frente, mas uma vez mais Diogo Costa brilhou na baliza do FC Porto.

Minutos mais tarde, num excelente lance de contra-ataque, Esgaio cruzou largo, o estreante Sarabia, (que, entretanto, tinha entrado para o seu primeiro jogo de leão ao peito) que tocou para assistir Paulinho, mas Pepe antecipou-se e evitou o golo dos leões com uma interceção providencial.

Houve ainda tempo para Toni Martinez ver dois cartões amarelos num curto espaço de tempo e receber ordem de expulsão, mas o resultado não viria a alterar o resultado até ao apito final.

A partida terminou em Alvalade, Sporting e FC Porto empatam a uma bola, ficando a par na tabela classificativa, mais longe do líder Benfica.

aNOTÍCIA.pt