Maior exercício de robótica, REP (MUS) 21, traz a Portugal dezenas de entidades

O REP (MUS) é um exercício de experimentação para Sistemas Marítimos Não Tripulados que vai decorrer em Troia, entre 13 e 24 de setembro

REP MUS
Maior exercício de robótica, REP (MUS) 21, traz a Portugal dezenas de entidades - ®DR

O Exercício REP (MUS) 21 irá realizar-se de 13 a 24 de setembro, com especial incidência em Tróia e vai envolver mais de 40 entidades, de entre as quais 17 Marinhas, 15 Entidades de Investigação & Desenvolvimento, 1 Universidade e 8 organismos da NATO.

​​O REP (MUS) 21 é a sigla de Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems. O exercício REP (MUS) trata-se de um exercício de experimentação para Sistemas Marítimos Não Tripulados. O REP (MUS) foi iniciado em 2010, com um protocolo entre a Marinha Portuguesa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que ao longo dos anos tem crescido e suscitado interesse nacional e internacional de outras entidades.

A edição de 2021 é co-organizada pela Marinha Portuguesa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Centro da Organização de Ciência e Tecnologia da NATO para a Investigação e Experimentação Marítima (NATO STO CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI).

REP MUS
Maior exercício de robótica, REP (MUS) 21, traz a Portugal dezenas de entidades – ®DR

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

aNOTÍCIA.pt