Papagaios animam Praia de Carcavelos

Voos acrobáticos sincronizados, papagaios gigantes de 10 a 25 metros com diversas cores e formas e ateliers para os mais novos, estiveram disponíveis gratuitamente, para as centenas de pessoas que marcaram presença este domingo entre as 10 horas e as 18 horas na Praia de Carcavelos, no evento organizado pela Associação Cabeças no Ar…te e pela Helpo, com o apoio da C.M. Cascais, da Meteoro e do Carcavelos Surf Center.

Papagaios na Praia de Carcavelos
Papagaios animam Praia de Carcavelos - ©Bruno Taveira

Foi de olhos postos no céu, que centenas de pessoas assistiram ao Festival de Papagaios na Praia de Carcavelos. Integrado na iniciativa “One Sky, One World” que decorreu em simultâneo em diversos países em todo o mundo, e que celebra o Dia Mundial da Paz com o lançamento de papagaios, com o objetivo de sensibilizar para a promoção da proteção do planeta, para a paz e para o entendimento global.

Na abertura do festival, o presidente da Helpo (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) – António Perez Metelo –  apela para a ajuda das 70 mil crianças pobres residentes na Guiné-Bissau ou Moçambique, que necessitam de continuarem a sua escolarização e terem uma boa nutrição materno infantil, “dei comigo a pensar o que seriam estes papagaios na Praia de Pemba ou na Praia de Nampula em Moçambique, seriam o encanto destas crianças, é alimentar uma coisa maravilhosa que é a sua imaginação, o acreditar que podem ter um futuro melhor, diferente mais qualificado, serem cidadãos que dão um contributo maior para as suas famílias, para as suas comunidades e para o seu país é isto que nós apostamos”.

Durante o evento foi homenageado Mário de Carvalho, um precursor dos papagaios em Portugal. Foi o fundador de alguns clubes e associações relacionadas com a modalidade, a destacar, Clube Português de Papagaios Acrobáticos; Associação de Papagaios de Tração de Carros à Vela; Belém Papagaios Clube e organizador de festivais nacionais e internacionais com destaque para o FIPA (Festival Internacional Papagaios de Alcochete). Segundo Carlos Soares, vice-presidente da Associação Cabeças no Ar…te, relembra que, “era um grande amigo, uma pessoa com muito conhecimento neste meio, um grande impulsionador da modalidade em Portugal, que infelizmente faleceu devido à Covid-19…não foi possível homenageá-lo em vida”.

As condições do vento não foram muito favoráveis, principalmente para os papagaios de maiores dimensões, mas para satisfação dos espectadores presentes e alguns veraneantes, as equipas e participantes individuais demonstram algumas acrobacias.

De entre os participantes, está José Carlos, mais conhecido no meio por “Garajal Seixal”. Foi em 2004 que se iniciou nos voos com um pequeno papagaio e nunca mais parou. Considerado o mais experiente nas modalidades de voo sincronizado e voo acrobático freestyle, José Carlos afirma que, “a grande dificuldade é saber voar em grupo, porque exige sincronização e muito treino, a outra modalidade em termos técnicos é muito difícil, para cada manobra exige muito treino é preciso saber fazer as manobras, as sequências de manobras e depois fazer tudo sincronizado com música”.

Henrique Correia é outro participante. Os papagaios que trouxe para o festival, foram uma atração. As cores garridas e o tamanho, chamam atenção dos espectadores mais curiosos. É ele que constrói os seus próprios papagaios em ripstop, nylon com varetas de carbono e alumínio dural, “sou eu que faço tudo, primeiro faço o desenho em autocad e em seguida corto e coso, em média demoro cerca de um mês e meio a fazer um papagaio com 3,20 metros de diâmetro”.

Com a elevada afluência de espetadores, a organização promete voltar no próximo ano com mais uma edição do Festival de Papagaios à bela praia de Carcavelos.

aNOTÍCIA.pt