Novembro traz boas notícias para os amantes do balonismo

Em Novembro, “Voar na Beira Baixa” e o “Festival Internacional de Balonismo de Coruche” vão fazer as delícias dos amantes enquanto outros vão ‘andar de nariz no ar’

0
18
amantes do balonismo
Novembro traz boas notícias para os amantes do balonismo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas) - foto de arquivo

Em Novembro, para gaudio dos amantes da modalidade, celebra-se o balonismo em Portugal. E, por mais um ano, a Windpassenger volta a trazer aos céus nacionais alguns dos maiores balões do mundo em dois grandes eventos. “Depois de vários cancelamentos em 2020 e 2021, devido à Pandemia, decidimos organizar finalmente estes eventos em Novembro, para não falhar a tradição que tem aproximado a arte do balonismo aos milhares de portugueses que nos visitam ano após ano”, afirma Guido dos Santos, fundador e piloto da Windpassenger.

O primeiro evento “Voar na Beira Baixa”, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com direção técnica da Windpassenger e apoio de Cepsa Gás e Renascença, decorre de 3 a 7 de Novembro. Durante estes dias, salvo se as condições climatéricas não o permitirem, irão realizar-se nos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, voos livres de balões de ar quente*,­ com várias descolagens em simultâneo, incluindo o balão “Beira Baixa”, a “Mota” (o maior balão de forma especial do mundo) ou um barco voador de piratas. Para quem prefere ficar em terra, poderá aproveitar o passeio BTT ou a caminhada urbana. Visite o site www.voarnabeirabaixa.com para consultar o programa completo das atividades do evento.

Poucos dias depois, entre 9 e 14 de Novembro, aterra na vila ribatejana a quarta edição do Flutuar by Cepsa – Festival Internacional de Balonismo de Coruche. Visite o site www.festivalbalonismo.com para consultar o programa completo das atividades do evento.

Pelos céus, veremos entre 15 e 20 balões incluindo o maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros, com capacidade para 34 pessoas! Há voos de balão todos os dias* com compra de bilhetes antecipada, ao início da manhã e ao final da tarde, e batismos de voo em balões estáticos, que permitem viver a experiência gratuitamente. Durante o fim de semana, a agenda será reforçada com atividades para todos os gostos e idades, desde jogos tradicionais portugueses a caminhadas com provas de vinhos locais, a concentração de clássicos, espetáculos com bandas musicais ou o já famoso espetáculo de luz e música eletrónica “Night Glow”, com DJ pela noite dentro. E como nenhuma festa fica completa sem boa comida e bebida, o festival irá acolher um mercado de artesanato e produtos locais, Street Food Fest e Gastronomia Tradicional de Coruche nos restaurantes locais, onde poderão ser degustados alguns dos melhores pratos da gastronomia do Ribatejo.

Para os amantes do balonismo e não só … que tal reservar estas datas nas agendas e já agora, conhecer um pouco mais de Portugal?

(*)Todas as atividades aéreas – voos de balão de ar quente, balões de ar quente estáticos, – só se realizam se todas as condições meteorológicas e de segurança estiverem garantidas, cabendo à direção técnica do evento a decisão de realizar as atividades ou proceder ao seu cancelamento.

Artigo relacionado:

Coruche ‘dá-lhe asas’ se não quiser ‘olhar para o balão’. Começou o III Festival de Internacional de Balonismo!