Madeiro de Penamacor vai voltar a arder no adro da igreja Matriz

O Madeiro de Penamacor regressa este ano em formato presencial e vai voltar a arder no adro da igreja Matriz, depois da edição de 2020 ter sido exclusivamente online, devido à pandemia.

Madeiro de Penamacor
Madeiro de Penamacor vai voltar a arder no átrio da igreja Matriz - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Madeiro de Penamacor considerado o maior madeiro de Natal do país volta a arder em Penamacor em formato presencial, como manda a tradição. A edição deste ano decorre de 7 a 25 de dezembro, com uma programação que contará com música, animação de rua, mercado de Natal, espaço infantil, passeios pedestres e equestres e outras atividades culturais, como visitas guiadas e apresentação de livros.

Contudo e devido á pandemia, a autarquia ressalvou em nota de imprensa que o programa poderá estar sujeito a alterações, mediante imposições legais no âmbito da covid-19.

O Madeiro, designação que aqui assume a fogueira do Menino Jesus, é tradição forte em terras de Penamacor. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 23, e mantém-se aceso durante vários dias.

Este ano e porque, como já referimos a edição de 2020 foi apenas virtual, os jovens nascidos em 2020 e 2021, uniram-se para cortar e transportar os troncos que vão alimentar o Madeiro deste Natal.

É tradição que o madeiro chegue ao adro da igreja ao início da tarde do dia 8 de dezembro. Assim, após o desfile de uma dezena de tratores, que transportaram os troncos dos sobreiros abatidos na noite de ontem, engalanado com ramos de laranjeira e acompanhado pelos jovens em idade de irem “às sortes”, o Madeiro foi depositado junto à Igreja Matriz, onde ficará até à noite do dia 23 de dezembro, data em que será ateado.

Muitos foram os penamacorenses, que vivendo fora da terra, regressaram neste dia com tanta tradição, para saudar a entrada do Madeiro na vila e reunirem-se num ritual de confraternização e alegria.

Artigos relacionados:

Penamacor “Vila Madeiro”: Em tempo de Pandemia a tradição falou mais alto

Vila Madeiro: Malta de 99 cumpre a tradição

Penamacor-Vila Madeiro: Malta de 98 cumpriu a tradição

Penamacor a “Vila Madeiro” – Um Natal cheio de tradição