Títulos do Campeonato Nacional de Slalom 2021, são decididos no Rio Tâmega

O Rio Tâmega vai ser palco do Campeonato Nacional de Slalom 2021, que vai decorrer ao longo do próximo fim-de-semana, em Amarante.

Campeonato Nacional de Slalom
Títulos do Campeonato Nacional de Slalom 2021, são decididos no Rio Tâmega - ®DR (foto de arquivo)

A Edição de 2021 do Campeonato Nacional de Slalom, decorre este fim de semana, em Amarante, desta feita para estrear um novo percurso junto à antiga Estação Ferroviária da Chapa. Os títulos vão ser decididos no Rio Tâmega, cuja corrente nesta época do ano, segue forte.

A espetacularidade do slalom está de volta a Amarante, desta feita para estrear um novo percurso junto à antiga Estação Ferroviária da Chapa. O Campeonato Nacional de Slalom 2021 vai decorrer ao longo do fim-de-semana, com o sábado a estar reservado para as eliminatórias, enquanto o domingo foi o dia escolhido para as semifinais e finais.

No sábado (11), o início da prova de Patrulhas está agendado para as 11h00, seguindo-se, a partir das 14h00, as eliminatórias. No domingo (12), o programa competitivo arranca às 09h30, com as semifinais. As finais têm início previsto para as 12h30.

Organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem em colaboração com a Associação de Canoagem do Norte de Portugal, o Águas Bravas Clube, a Câmara Municipal de Amarante e a União de Freguesias de Vila Garcia, Aboim e Chapa, o Nacional de Slalom vai colocar em ação 74 canoístas, oriundos de oito clubes nacionais, com as águas do Rio Tâmega a desafiarem os atletas para uma excelente jornada de slalom.

Associação Desportiva de Amarante, Clube Náutico Barquinhense, Grupo Desportivo e Cultural da Nabância, Águas Bravas Clube, Darque Kayak Clube, Aventura Marão Clube, Douro Canoa Clube e AMAS (Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas) de Vizela são os emblemas participantes na competição.

De sublinhar que o percurso com 150 metros apresenta, além da corrente natural do Rio Tâmega, que, nesta época do ano, segue forte, obstáculos naturais e portas de grau II e III. A competição vai contar com provas em 27 categorias, entre K1, C1 e C2 nos escalões de infantis, cadetes, juniores, seniores e veteranos. De sublinhar que as embarcações duplas estão de regresso este ano, depois de, em 2020, a pandemia de Covid-19 ter impedido a sua realização.

Importa referir, também, que, em 2020, o Águas Bravas Clube foi o emblema mais pontuado no Campeonato Nacional de Slalom, com 224 pontos, tendo, desta forma, revalidado o título obtido na edição de 2019, realizada no Rio Vizela. Em termos coletivos, o pódio contou, ainda, com a Associação Desportiva de Amarante, 2.ª classificada, com 178 pontos, e o Darque Kayak Clube, 3.º lugar, com 130 pontos.

Todos os documentos referentes à edição de 2021 do Campeonato Nacional de Slalom estão disponíveis em fpcanoagem.pt na área competições/calendário.

aNOTÍCIA.pt