COVID-19: Ventilador desenvolvido pela Marinha foi entregue para industrialização e comercialização

O ventilador Mecânico Nortada X-95, desenvolvido pela Marinha, entra agora na fase dedicada à industrialização e comercialização

Ventilador desenvolvido pela Marinha
COVID-19: Ventilador desenvolvido pela Marinha foi entregue para industrialização e comercialização - ®DR

O Ventilador Mecânico Nortada X-95, desenvolvido pela Marinha, foi esta tarde entregue à empresa Ricardo & Barbosa, Lda. (R&B), no Pavilhão das Galeotas, no Museu de Marinha. O ventilador entra agora na fase dedicada à industrialização e comercialização. O ventilador está pronto para ser certificado e posteriormente comercializado, após ter sido testado em exigente exame realizado em laboratório acreditado na Alemanha, tendo sido o primeiro a passar à primeira em 25 equipamentos testados.

Na cerimónia, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante António Mendes Calado, realçou que a Marinha na resposta à pandemia dedicou competências e capacidades para que se desenvolvesse um ventilador tão rápido quanto fosse possível no apoio aos hospitais. Realçando que “este é um projeto que nos orgulha a todos.”

O Comandante da Marinha destacou todos os envolvidos no projeto que classificou como “os verdadeiros heróis.”

O importante papel da empresa Ricardo & Barbosa em todo o processo foi também realçado pelo CEMA.

O ventilador que foi pensado na Célula de Experimentação Operacional de Veículos não tripulados (CEOV) da Marinha e desenvolvido em parceria com a R&B, durante 18 meses, materializa a resposta da Marinha à pandemia do vírus SARS-COV-2 / COVID-19. 

Este projeto, conduzido pelo CEOV, foi sempre multidisciplinar e procurou envolver as mais diferentes áreas, desde a área médica, à área operacional, com destaque para os mergulhadores, à área da engenharia, Escola Naval e até pela Banda da Armada, que colaborou nos sons do ventilador, entre muitas outras. Um projeto agregador com vista a responder a uma necessidade da sociedade, consubstanciado numa parceria virtuosa entre a Marinha e a Indústria Nacional.

Os trabalhos associados ao seu desenvolvimento assentaram num regime de consórcio de colaboração formal entre o Ministério da Defesa Nacional – Marinha e a empresa Ricardo & Barbosa, Lda., no qual a Marinha assumiu o papel de liderança do consórcio.

O projeto Nortada contou ainda com o apoio do programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&D.​

Artigo relacionado:

Ventilador desenvolvido na Marinha apresentado internacionalmente