O Presépio Vivo de Priscos, está de regresso a Braga

O Presépio Vivo de Priscos, uma das atrações natalícias mais famosas de Portugal, está de regresso a Braga, após um ano de interregno devido à pandemia da covid-19.

Presépio Vivo de Priscos
O Presépio Vivo de Priscos, está de regresso a Braga - ®DR

A cerimónia inaugural do Presépio Vivo de Priscos, uma das atrações natalícias mais famosas de Portugal, vai decorrer dia 12 de dezembro, pelas 15h00, junto à Igreja Paroquial de Priscos, em Braga.

Responsável por trazer à freguesia de Priscos muitos curiosos, o Presépio Vivo de Priscos conta com cerca de 600 figurantes num espaço com cerca de 35.000 metros quadrados, que dão vida a mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica.

Neste espaço, são recriados pelos figurantes muitos dos ofícios, existentes na época do nascimento de Jesus: os ferreiros a forjarem e a temperar o ferro, o sapateiro a concertar o calçado, serradores que cortam lenha, camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, a tecedeira no tear, o oleiro a moldar o barro, a padeira a amassar a farinha, entre outros.

O Presépio ao Vivo de Priscos oferece aos visitantes 4 grandes espetáculos: “O Casamento Judaico”; “Cortejo da Luz”; “O Julgamento” e “O Funeral”. Uma das maiores atrações deste evento natalício será também a possibilidade de contactar com animais reais. A verdadeira estrela deste presépio é a Gruta, com mais de 10 metros de largura e com as figuras bíblicas de Maria, José, o menino Jesus, a vaca e o burro.

As construções são feitas pelos habitantes locais e por reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga que oferecem o seu tempo, habilidades e competências para reviver o evento que mudou a história do mundo.

O presépio poderá ser visitado das 15h00 às 18h30 horas, nos dias 12, 19 e 26 de dezembro. Já em janeiro, as portas abrem nos dias 2 e 9, das 15h00 às 18h30 horas, e no dia 8, das 20h00 às 22h30 horas.

As visitas guiadas ao Presépio ao Vivo de Priscos requerem marcação prévia para o e-mail [email protected] ou por contacto telefónico (918 800 360). Estas visitas são realizadas de acordo com a faixa etária dos visitantes e pretende explicar cada um dos cenários existentes no espaço do Presépio.

Nesta edição as entradas terão um custo “solidário” de cinco euros. A entrada é gratuita para crianças e jovens até aos 16 anos de idade e quatro euros para os maiores de 65 anos.

aNOTÍCIA.pt