Conhecidos os finalistas aos prémios “Desportistas do Ano”

Pedro Pablo Pichardo, Jorge Fonseca, Fernando Pimenta e Patrícia Mamona, lideram a lista de finalistas aos prémios "Desportistas do Ano", revelada esta quinta-feira pela Confederação do Desporto de Portugal.

finalistas aos prémios Desportistas do Ano
Conhecidos os finalistas aos prémios "Desportistas do Ano" - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP), revelou esta quinta-feira (10), os finalistas aos prémios Desportistas do Ano, onde se incluem os medalhados olímpicos Pedro Pablo Pichardo, Jorge Fonseca, Fernando Pimenta e Patrícia Mamona. A apresentação teve lugar no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e foram destacados nomes em cinco categorias: atleta feminina, atleta masculino, jovem promessa, treinador e equipa.

Na longa lista de candidatos agora divulgada destacam-se os atletas medalhados nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, como o campeão olímpico do triplo salto Pedro Pablo Pichardo, a ‘vice’ da mesma disciplina Patrícia Mamona, mas também o canoísta Fernando Pimenta, e o judoca Jorge Fonseca, medalhas de bronze.

Os candidatos a desportistas do ano foram indicados pelas federações desportivas em função do desempenho e resultados obtidos na época anterior, tendo sido depois sujeitos a uma votação por um “júri especializado” de acordo com informação emanada da CDP.

Pedro Pablo Pichardo, Fernando Pimenta e Jorge Fonseca, surgem acompanhados na categoria de atleta masculino do ano pelo andebolista Rui Silva, pelo paracanoísta Norberto Mourão e pelo ciclista João Almeida, numa categoria que conta, excecionalmente, com seis finalistas, devido a um empate na votação.

Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica em Tóquio2020, disputa o troféu de atleta feminina do ano, com a canoísta Teresa Portela, a ciclista Maria Martins, a ginasta Filipa Martins e a judoca Telma Monteiro.

Entre as jovens promessas em destaque no último ano, são finalistas o canoísta Pedro Casinha, o ciclista Iuri Leitão, o Zicky, jogador de futsal, agora com mais um título de campeão europeu, a judoca Joana Crisóstomo e a dupla de velejadores Pedro Costa e Diogo Costa.

Na categoria de treinador do ano, concorrem Hélio Lucas (Canoagem), Pedro Soares (Judo) Jorge Pichardo (Atletismo), Lourenço França (Ginástica) e Jorge Braz (Futsal).

Desportistas do Ano
Finalistas dos prémios “Desportistas do Ano” – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Por fim as seleções nacionais de andebol, futsal e ténis de mesa Síndrome de Down ITTADS, disputam a categoria de equipa do ano, assim como a equipa K4 500 metros masculino de canoagem e a equipa olímpica e paralímpica de judo.

Desportistas do Ano
Finalistas dos prémios “Desportistas do Ano” – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Os vencedores serão anunciados na 25.ª Gala do Desporto, marcada para o próximo dia 3 de março no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril.

A votação nos finalistas para a eleição dos prémios “Desportistas do Ano”, está aberta ao publico que pode votar até às 17h do dia 2 de março, através do site www.cdp.pt.

Na Gala, para além do anúncio dos vencedores nas cinco categorias, serão homenageados os campeões europeus e mundiais em 2020/21 e ainda distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais.

aNOTÍCIA.pt