Marinha Portuguesa acompanha reboque de navio-tanque “São Jorge”

Marinha acompanha de perto o reboque do navio-tanque São Jorge para o porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores

reboque de navio-tanque São Jorge
Marinha Portuguesa acompanha reboque de navio-tanque "São Jorge" - ®DR

Após as perícias ao casco do navio-tanque “São Jorge” e concluídos os trabalhos de tamponamento e escoramento pelos mergulhadores da Marinha Portuguesa, está previsto iniciar-se, durante o final da tarde ou início da noite, o reboque do navio para a Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores. A operação permanece acompanhada pelo NRP Setúbal, da Marinha, e por duas equipas da Brigada de Intervenção Rápida de Combate à Poluição (BIRPOL), da Autoridade Marítima Nacional, prevenindo que eventuais derrames de combustível possam vir a ocorrer.

O trabalho conjunto entre a Marinha, a Autoridade Marítima Nacional, a autoridade portuária local e o armador do navio garante a continuidade das operações em segurança.

Prevê-se que a operação de reboque do navio-tanque “São Jorge” culmine com a sua chegada ao porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, amanhã, dia 11 de fevereiro.

Veja aqui​​ imagens das operações de auxílio à embarcação.

navio-tanque São Jorge
Navio-tanque “São Jorge” – ®DR

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

Artigo recente sobre a Marinha Portuguesa:

Navio-escola Sagres celebra 60 anos com a Bandeira Portuguesa