Mais de 2000 participantes na São Silvestre da Amadora

Duarte Gomes (Sport Lisboa e Benfica) em masculinos e Catarina Ribeiro (Sporting Clube de Portugal) foram os grandes vencedores da São Silvestre da Amadora

São Silvestre da Amadora
Mais de 2000 participantes na São Silvestre da Amadora - ©Bruno Taveira

A 46ª edição da São Silvestre da Amadora que estava inicialmente prevista para 31 de dezembro 2021, mas acabou por ser adiada devido à pandemia Covid-19, para o último sábado de fevereiro 2022 (dia 26). Com a alteração da data, proporcionou a mais pessoas se inscreverem na prova,  alcançando um novo recorde de participantes.

Com cerca de 2.200 inscritos nos 10 km e 250 pequenos grandes campeões na Corrida das Crianças, a São Silvestre mais antiga de Portugal Continental atingiu o novo máximo de atleta na prova mítica do calendário desportivo nacional.

A 46ª edição contou com cerca de 2.500 atletas que deram um colorido especial às ruas da cidade da Amadora. Em termos desportivos, Catarina Ribeiro (Sporting Clube de Portugal) esteve na frente desde o início e assumiu a liderança isolada a partir do quarto quilómetro, mantendo-se nesta posição até ao final. Foi a primeira senhora a cortar a meta com o tempo de 34m12s e desta forma somou o terceiro triunfo na São Silvestre da Amadora, depois dos êxitos em 2015 e 2016. O pódio feminino ficou completo com Ana Mafalda Ferreira (Sporting Clube de Portugal) e Susana Godinho (C.D. Feirense), com os registos de 34m47s e 35m39s, respetivamente.

Em masculinos, o estreante Duarte Gomes conseguiu colocar o seu nome na História da prova. O atleta do Sport Lisboa e Benfica integrou o grupo da frente desde o início e antes da Subida dos Comandos decidiu atacar, alcançando uma vantagem sobre os mais diretos adversários que manteve até à chegada. Venceu com o tempo de 30m16s e no pódio teve a companhia de Davide Silva (Sporting Clube de Braga) e Miguel Marques (Sporting Clube de Portugal), os quais disputaram o segundo e terceiro lugares até ao último metro, concluindo com o registo de 30m25s.

Antes da prova de 10 km, os mais pequenos foram os protagonistas. A Corrida das Crianças reuniu cerca de 250 participantes, nascidos entre 2009 e 2017, numa promoção do desporto. O tradicional desfile de automóveis clássicos e motociclos também marcou presença nesta edição, onde os espectadores puderem apreciar alguns modelos icónicos dos anos 70.

Artigos relacionados:

São Silvestre da Amadora adiada para fevereiro

Rui Pinto e Ana Mafalda Ferreira vencedores da 45.ª edição da São Silvestre da Amadora