Campeonatos de Portugal em Pista Coberta: Auriol Dongmo bate por duas vezes o recorde nacional

Auriol Dongmo, na primeira jornada da 36ª edição dos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta, bate por duas vezes o recorde nacional de lançamento do peso feminino

Campeonatos de Portugal em Pista Coberta
Campeonatos de Portugal em Pista Coberta: Auriol Dongmo bate por duas vezes o recorde nacional - ®DR

A primeira jornada da 36.ª edição dos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta, que se realiza este fim-de-semana (26 e 27 de fevereiro), em Pombal, ficou marcada pelo recorde nacional de lançamento do peso feminino batido por duas vezes durante a competição por Auriol Dongmo, atleta do Sporting Clube de Portugal (SCP), que, com 19,90 metros, lidera o ranking mundial.

Já era expectável que assim que Auriol Dongmo lançasse o peso nestes Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, batesse o recorde da competição (18,91 metros). Efetivamente, tal aconteceu logo no primeiro ensaio, com um lançamento de 19 metros. Mas a atleta do Sporting Clube de Portugal, que entrou nesta competição no segundo lugar do ranking mundial, tinha muito mais para dar e, ao terceiro ensaio, bateu o recorde nacional, que já lhe pertencia, ao lançar o engenho a 19,68 metros. Não satisfeita e depois de dois lançamentos a 19,50 metros, Auriol Dongmo bateu novamente a melhor marca nacional de sempre no último ensaio, fixando-a em 19,90 metros, marca que a colocou na liderança do ranking mundial.

Mas nem a euforia de todos os que assistiram a este momento-alto do atletismo nacional entusiasmou demasiado Auriol Dongmo, que assumiu estar “muito contente com o resultado da competição”, embora com a certeza de que “ainda há muito para melhorar”. “Tenho de melhorar cada vez mais se quiser lutar pelas medalhas nos campeonatos do mundo. Para ir ao pódio mundial tenho de estar a lançar 20 metros e é para isso que estou a treinar”, refletiu a atleta, antecipando os seus objetivos para os Campeonatos Mundiais de Atletismo, que se realizam de 18 a 20 de março, em Belgrado, e para os quais a atleta já estava qualificada devido ao seu quarto lugar obtido nos Jogos Olímpicos de Tóquio no verão passado.

Completaram o pódio do lançamento do peso feminino, respetivamente, Jéssica Inchude, do SCP, com a marca de 17,73 metros; e Eliana Bandeira, do SLB, com 17,14 metros.

Marta Pen a 23 centésimos dos mundiais

Emocionante foi também a prova de 1500 metros femininos, com Marta Pen Freitas, a competir como individual, a ficar a apenas 23 centésimos da marca de qualificação para os mundiais de pista coberta. Com 4m09,23s, Marta Pen Freitas conquista, assim, o título de campeã de Portugal de Pista Coberta, conseguindo a melhor marca da temporada na distância, mas assumindo, no final, que esta foi uma vitória agridoce. “Estou a trabalhar bem nos treinos e a minha equipa técnica está a fazer um excelente trabalho, mas o atletismo é assim mesmo, uma luta contra o cronómetro e desta vez não venci. As marcas têm de sair na pista, não apenas no treino”, justificou a atleta.

Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Camila Gomes, do SLB, com 4m27,16s, e a campeã em 2021, Joana Soares, do Jardim da Serra, com 4m27,23s.

Do lado masculino, Isaac Nader carimbou o seu terceiro título de campeão nacional nos 1500 metros, prova que venceu com a marca de 3m52,06s, à frente do seu colega de equipa Etson Barros, na segunda posição, com 3m52,41s, e de Miguel Moreira, do Braga, no terceiro lugar, com 3m52,57s.   

Também os 60 metros masculinos, que foram disputadíssimos, tiveram um sabor agridoce para Carlos Nascimento, que revalidou o título de campeão de Portugal de pista coberta, em 6,75s, seguido pelos atletas do Benfica José Pedro Lopes e Diogo Antunes, que registaram, respetivamente, 6,80s e 6,83s. Satisfeito com o título, não tanto com a marca, Carlos Nascimento garantiu, no final, que está focado em conseguir a tão desejada confirmação da marca de qualificação para os mundiais, “já na próxima semana, no Meeting de Madrid, ou, em último caso, no próximo fim-de-semana, em Lisboa”.

Do lado feminino, Lorene Bazolo, do SCP, igualou o número de títulos (6) da “mais campeã” até agora, Severina Cravid. Apesar de satisfeita com a vitória, a atleta, que já tem marca de qualificação para os campeonatos do mundo, disse que “esperava conseguir um tempo melhor” e que “ainda tem muito para corrigir” nos 15 dias que faltam para a competição, para que esteja ao seu melhor nível e consiga cumprir aquele que referiu como o seu objetivo sempre que alinha na partida: “Bater o recorde pessoal.”

Rui Coelho e Ana Cabecinha dominam marcha

O campeão de Portugal em título e líder do ranking anual, Rui Coelho, do SLB, dominou toda a prova de 5000 metros marcha, vencendo com a marca de 20m28,90s, recorde pessoal em pista coberta, ficando a 51 segundo do seu recorde pessoal ao ar livre. No final, o atleta que a 4 e 5 de março irá representar Portugal nos 35 km da Taça do Mundo de Nações de Marcha Atlética, em Omã, mostrou-se “muito satisfeito com o resultado”, sublinhando que é sempre “muito importante a participação nos Campeonatos de Portugal”. No próximo fim-de-semana, Rui Coelho espera “aproximar-se, se não bater, o recorde pessoal nos 35 km [2h36m00, recorde nacional]”, antecipando como principal dificuldade “as elevadas temperaturas que se vão fazer sentir”.

Hélder Santos, do LMA-L, e Manuel Marques, do Jardim da Serra, completaram o pódio com, respetivamente 21m11,37s e 21m16,46s.

Já do lado feminino, nos 3000 metros marcha, Ana Cabecinha, do Pechão, carimbou o seu 11.º título de campeã de Portugal, empatando em número com Susana Feitor. “Agora para o ano ou eu ou a Susana temos de vir cá desempatar”, disse a atleta em tom de brincadeira, no final, sublinhando que apesar do número de vitórias, sentiu a juventude das novas atletas e acredita que o futuro da marcha no nosso país está assegurado. “Acabei de vir do estágio em altitude e por isso hoje queria testar-me e fazer a minha prova. Acabei por fazer uma das minhas melhores marcas em pista coberta, o que me deixa muito feliz e com bons indicadores para aos próximos objetivos, que é alcançar a marca de qualificação para os campeonatos da Europa e os pontos necessários para estar presente nos campeonatos do mundo”, concluiu.

400 metros com surpresas

Cátia Azevedo revalidou o título de campeã de Portugal de Pista Coberta nos 400 metros, numa prova disputada em duelo com Gorete Semedo, do Benfica, que esta última acabou por vencer, em 53,70s (contra os 53,73s da sportinguista, que ainda se encontra a recuperar após ter estado infetada por COVID-19) embora não pontue para os Campeonatos de Portugal, por ser estrangeira. Carina Vanessa, do Braga, e Vera Barbosa, do Sporting, completaram o pódio, na segunda e terceira posições, respetivamente, terminando a prova em terceiro, com 54,72s, e quarto, com 54,82s.

Do lado masculino, o recordista de Portugal e candidato a revalidar o título de campeão de Portugal, Ricardo dos Santos, não terminou os 400 metros, centrando-se a luta entre Mazen Al Yassin e João Coelho, do SCP, que terminaram empatados com 47,37s, sagrando-se o atleta do Sporting campeão de Portugal. Na segunda posição do campeonato, terceiro em prova, classificou-se Ericsson Tavares, do SCP, com 47,75s; e à terceira posição do pódio subiu Duarte Fernandes, do SCP, com 48,87s, vencedor da série 2.

Empatado terminou também o salto com vara masculino. Carlos Pitra, do SCP, e Ícaro Miranda, do CCSJM, depois de derrubarem ambos a fasquia aos 5,33 metros, partirem para o desempate e derrubarem aos 5,20 metros e aos 5,15 metros, acabaram por partilhar o título, com Pedro Buaró, do Estreito, na terceira posição, com a marca de 5,05 metros.

De sublinhar ainda a prestação de Guilherme Almeida, do Jardim da Serra, que lidera o Heptatlo, no final desta primeira jornada, com 2987 pontos, com Manuel Dias, da União de Tomar, na segunda posição, 38 pontos acima do seu recorde pessoal.

Evelise Veiga, do SCP, arrecadou o seu sexto título consecutivo nestes Campeonatos de Portugal, vencendo o salto em comprimento com a marca de 6,48 metros, e partilhando o pódio com Lucinda Gomes (6,08 metros), do Estreito, na segunda posição, e Ana Rita Silva, do Maia, no terceiro lugar. Do lado masculino, sagrou-se campeão de Portugal de salto em comprimento Ivo Tavares, do SLB, sucedendo a André Pimenta, que este ano não foi além da quarta posição, atrás dos colegas de equipa Gerson Baldé (7,44 metros), e de Marcos Chuva (7,49 metros), respetivamente.  

Ana Oliveira, do Grupo de Atletismo de Fátima, com 1,72 metros, sagrou-se campeã de Portugal de pista coberta de salto em altura, pela primeira vez, sucedendo a Anabela Neto, do SCP, que não participou este ano por motivos de saúde. Na segunda e terceira posições classificaram-se, respetivamente, Ana Leite, do Jardim da Serra, com 1,69 metros, e Cláudia Rodrigues, da ADRAP, com 1,66 metros.

Os resultados completos podem ser consultados aqui: Campeonatos de Portugal em Pista Coberta (fpacompeticoes.pt).

aNOTÍCIA.pt