Castelo Branco lança APP com dez rotas turísticas na BTL

Castelo Branco apresentará na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa a sua APP, em português, inglês e espanhol, com dez rotas turísticas

Castelo Branco com dez rotas turísticas
Castelo Branco com dez rotas turísticas - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Capital da Beira Baixa é, ainda, um segredo guardado. Mas por pouco tempo. É já nesta edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que no pavilhão de Castelo Branco, será apresentada uma APP, que dá a conhecer dez rotas turísticas, que convida a uma descoberta tranquila, por esta cidade implantada entre as serranias e a planura.

Castelo Branco tem um apreciável património de interesse histórico, cultural e paisagístico que, associado à requalificação do espaço público da cidade, à oferta de equipamentos culturais, desportivos e de lazer, tornaram o Concelho num lugar de forte atração turística, que vai agora estar à ‘mão’ de portugueses e de estrangeiros, através de uma APP, com dez rotas turísticas, lançadas em português, inglês e espanhol.

Rota Ativa, Rota Radical, Rota Viva, Rota Lazer, Rota Azeite, Rota Bordado, Rota Museus, Rota Murais, Rota Património e Rota Artes e Ofícios, são as dez rotas turísticas que Castelo Branco agora apresenta e que justificam uma visita em família ou num grupo de amigos, já que as ofertas são  diversificadas e pensadas para todas as idades.

Em próximos artigos, levaremos até si, alguns detalhes sobre as rotas sugeridas pelo Município albicastrense. Entretanto e para os mais curiosos, um breve resumo de cada uma das 10 rotas turísticas que Castelo Branco irá apresentar a 17 de março, na BTL.

Rota Ativa

O Parque do Barrocal, que integra o Geoparque Naturtejo, em plena cidade está aberto todo o ano, sendo uma boa opção para os amantes da natureza.

Com uma paisagem granítica característica, feita de rochas geradas nas profundezas da Terra, mas moldadas e expostas por centenas de milhões de anos de movimentos tectónicos e períodos climáticos, o Barrocal é um oásis refrescante de História Natural, sendo ainda um lugar privilegiado para a observação de aves, que povoam os céus.

A Rota Ativa inclui vários percursos pedestres e de BTT, com diferentes graus de dificuldade, adaptados a todos os níveis de praticantes.

Rota Radical

Além dos circuitos de BTT, que existem em Sarzedas e em Louriçal do Campo, também é possível experimentar a prática de skate, patins em linha e BMX no Skate Park de Castelo Branco. Este parque está inserido num dos maiores e mais completos parques de desportos radicais do país.

Mas para quem gosta de emoções fortes, Castelo Branco tem desde há dois anos um Katódromo, pistas de Autocross/Rallycross, um circuito de enduro e uma zona TT, onde frequentemente decorrem provas organizadas pela Escuderia de Castelo Branco, que este ano vai estar presente na BTL, com um simulador.

O katódromo é uma das valências, cada vez mais procurada, não só por pilotos de Kart que ali vão treinar, mas também por famílias (há um baby-kart e karts para crianças até aos 12 anos), e também por empresas para ações de team building.

Rota Viva

Privilegiando o contacto com a natureza, a Rota Viva destaca o património natural existente neste território, nomeadamente a fauna, a flora a geologia e a hidrologia. No concelho pode desfrutar de dois percursos de observação de aves para além do Parque do Barrocal. O percurso Norte, mostra o planalto de Castelo Branco e vai culminar na albufeira da barragem de Santa Águeda ou Marateca. O percurso Sul, com cerca de 90 kms e evolui para sul do concelho, passando por Monforte da Beira e Malpica do Tejo.

Rota Lazer

 Esta rota inclui múltiplas propostas de espaços e atividades de lazer. Desde a piscina-praia (com ondas), espaço de referência na região, ao aprazível Parque da Cidade, que alia património e espaços verdes, até às praias fluviais de Almaceda e Sesmo, ideais para passar um dia em família ou entre amigos.

Rota do Azeite

O uso da Denominação de Origem “Azeite da Beira Baixa” é reservado aos azeites que obedeçam a características específicas, designadamente condições de produção, higiene dos lagares, conservação do azeite e embalamento, e se submetam ao controlo a realizar pelo Organismo Privado de Controlo e Certificação.

O Azeite da Beira Baixa – DOP é um azeite delicado, com acidez igual ou inferior a 2%, e de qualidade superior (azeite Virgem e azeite Virgem Extra), sendo produzido a partir das variedades autóctones da Região da Beira Baixa: Galega, mas também Bical Castelo Branco e Cordovil.

Este produto de excelência com grande importância para o concelho, é tema de um roteiro onde a tradição se casa com o melhor da natureza. Esta rota dá a conhecer lagares onde se podem provar azeites diferenciados e descobrir produtos derivados e complementares deste produto endógeno.

Rota do Bordado

O Bordado de Castelo Branco tem características que o tornam único e distinto entre os bordados portugueses. A intensidade das cores e a luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru. Os desenhos/motivos tem uma simbologia muito própria: a Árvore da Vida, os pássaros, os cravos,  as rosas, os lírios, as romãs ou os corações –  todos com um perfil claramente exótico, são características do Bordado de Castelo Branco que foram transpostos para o urbanismo, sendo observáveis quer nas calçadas, como nos edifícios, tornando-se assim num dos símbolos da cidade.

Para melhor interpretar este icónico bordado, os visitantes podem visitar o Centro Interpretativo do Bordado de Castelo Branco, a Quinta da Carapalha, onde são criados cerca de oitenta mil bichos-da-seda que produzem mais de 30 Kgs de seda por ano. O Museu da Seda e o Museu Francisco Tavares Proença Junior, completam o périplo em redor do Bordado de Castelo Branco.

Rota dos Museus

Para além dos museus que já citamos, é possível ainda visitar o Centro Cultural Contemporâneo, a Casa da Memória da Presença Judaica e o Museu Cargaleiro, localizado no coração da zona histórica e constituído por dois edifícios contíguos.

Este Museu expõe parte do acervo da Coleção de Arte da Fundação Manuel Cargaleiro, que integra peças de diversas tipologias com destaque para a pintura, cerâmica, escultura, azulejaria e Tapeçaria.

A Rota dos Museus inclui ainda o Jardim do Paço Episcopal, o Museu dos Têxteis, em Cebolais de Cima, o Museu do Canteiro, em Alcains e o Núcleo Etnográfico de Lousa.

Rota dos Murais

O concelho de Castelo Branco é cada vez mais um museu a céu aberto. Belíssimos murais vieram trazer um toque de modernidade à cidade e a algumas das suas freguesias. Homenagear as suas gentes, artes e ofícios, a sua história e tradições é o objetivo de dezenas de murais, autênticas obras de arte de conceituados artistas como Vhils e stylerone90.

Rota do Património

Herdeiro de um vasto património arquitetónico, o concelho de Castelo Branco tem como visita obrigatória o Castelo, conhecido localmente como Castelo dos Templários, que foi um castelo ibérico estratégico e integrava, na Idade Média, a chamada Linha da Raia ou Linha do Tejo. Severamente danificado ao longo dos séculos, o castelo dos Templários permanece como o mais importante registo histórico-militar da cidade.

Também o Jardim do Paço Episcopal ou de São João Batista, é ponto de paragem obrigatória mesmo no centro de Castelo Branco. Mandado construir pelo Bispo da Guarda, D. João de Mendonça, por volta de 1720, é considerado um dos mais originais exemplares do estilo barroco em Portugal, impondo-se pela sua monumentalidade.

No percurso entre o Castelo e o centro da cidade, podemos encontrar em diversas ruas da zona histórica, os portados quinhentistas, a Sé, Igreja de Santo António, a Torre do Relógio e diversos solares.

Rota Artes e Ofícios

Esta última rota proposta pelo município de Castelo Branco, pretende mostrar os espaços museológicos e oficinas existentes na cidade e nas aldeias, dando assim protagonismo aos artificies e às artes que para além de caracterizarem o território, foram e continuam a ser parte fundamental do processo de regeneração do mesmo.

Destaque para as diversas artes como o trabalho com o granito, no Museu do Canteiro, em Alcains, da madeira na Associação Recreativa e Cultural da Viola Beiroa e claro na área dos têxteis, o trabalho efetuado com o linho e a seda, que posteriormente darão lugar aos bordados já acima mencionados.

De visitar ainda a Fábrica da Criatividade, uma antiga unidade industrial de confeção têxtil que foi convertida num espaço que alberga diversos artistas e projetos empreendedores na área das indústrias criativas.

aNOTÍCIA.pt