A grande Lisboa procura o Melhor Pastel de Nata

Pastelarias, padarias, restaurantes, hotéis e similares podem entrar na corrida d'O Melhor Pastel de Nata 2022

o Melhor Pastel de Nata
A grande Lisboa procura o Melhor Pastel de Nata - ®DR

A prova O Melhor Pastel de Nata está de regresso para a sua 13ª edição. O desafio arranca com a fase de inscrições direcionada a estabelecimentos com fabrico próprio que se localizem na Área Metropolitana de Lisboa e cuja data limite é o dia 30 de junho

Pastelarias, padarias, restaurantes, hotéis e similares podem então entrar na corrida d’O Melhor Pastel de Nata 2022 e fazer a inscrição na página oficial do evento – www.melhorpasteldenata.pt. 

E como serão avaliados os pastéis de nata? De acordo com Virgílio Nogueiro Gomes, gastrónomo e presidente do júri, serão pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”. O regulamento completo da competição encontra-se disponível no website. 

Após a fase de inscrições, decorrerá a fase de prova-cega, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, na Manja Marvila. A grande final, com os 12 estabelecimentos finalistas, decorrerá em setembro, no Congresso dos Cozinheiros, em Oeiras. 

Recordamos que em 2021 o pastel de nata vencedor foi o da Padaria da , na Damaia.  A prova O Melhor Pastel de Nata é organizada pelas Edições do Gosto e por Virgílio Nogueiro Gomes. Tem como parceira a Câmara Municipal de Oeiras. 

Sobre:

Os pastéis de nata ou pastéis de belém são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa (único local cujos doces devem receber a nomenclatura pastéis de Belém). Aí, tradicionalmente, os pastéis comem-se ainda quentes, polvilhados de açúcar em pó e canela.

O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

aNOTÍCIA.pt