GP Portugal de Moto GP: Miguel Oliveira corta a meta na quinta posição

Miguel Oliveira (KTM), terminou este domingo na quinta posição, o Grande Prémio de Portugal, de MotoGP, depois de um bom arranque em que subiu de 11.º para a 7.ª posição ainda na primeira volta.

Miguel Oliveira no GP Portugal
GP Portugal de Moto GP: Miguel Oliveira corta a meta na quinta posição - ®DR/RBCP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM), cruzou a meta, este domingo na quinta posição, no GP de Portugal, , a quinta prova do calendário de MotoGP, que decorreu no Autódromo Internacional do Algarve. Com o resultado obtido no GP de Portugal, Miguel Oliveira é agora 8.º classificado no Campeonato do Mundo de MotoGP.

Fabio Quartararo (Yamaha), que partiu da quinta posição da grelha, chegou ao comando da prova à terceira volta, terminando com o tempo de 41.39,611 minutos, batendo o compatriota Johann Zarco (Ducati) por 5,409 segundos e o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), que foi terceiro, a 0,659.

Assim, Quartararo, campeão em título, é agora o primeiro piloto a bisar no Algarve, ascendendo ao comando do campeonato, com 69 pontos, os mesmos que tem o espanhol Alex Rins (Suzuki), que foi quarto depois de partir da 23.ª posição.

Quedas de Joan Mir e Jack Miller, quando lutavam pela 3.ª posição, a oito voltas para o final, colocaram o português da KTM no 5.º posto, no qual terminou a corrida. Já Marc Márquez (Honda) cruzou a meta na 6.ª posição.

Também Fabio Giannantonio, abandonou a corrida, após queda aparatosa.

Depois do Grande Prémio de Portugal segue-se agora o Grande Prémio de Espanha, no dia 1 de maio, em Jerez de la Frontera.

Sobre: 

Miguel Oliveira nasceu no Pragal, Almada, a 4 de janeiro de 1995 e tornou-se no primeiro português a garantir um lugar no MotoGP e a vencer na principal categoria do Campeonato do Mundo, depois de se sagrar vice-campeão mundial em Moto3 e Moto2.

Ao mesmo tempo que compete, é estudante de Medicina Dentária, o que faz do piloto um exemplo de determinação e perseverança para os mais jovens. O seu primeiro sucesso desportivo veio em 2005, quando venceu o Campeonato Nacional de MiniGP e o Metrakit World Festival em Espanha, contra 192 pilotos de 14 países. Em 2008, Miguel participou em várias competições com algumas aparições esporádicas onde se destacou sobretudo na Red Bull Rookies Cup, com duas vitórias em três etapas. Em 2009 ficou na terceira posição no Campeonato Nacional de Espanha e no quinto lugar no Campeonato Europeu. No ano de 2010, Miguel venceu cinco dos sete eventos, ficando apenas a 2 pontos do seu rival Maverick Viñales. Conseguiu também ficar na segunda posição no Europeu, antes do seu ano de estreia no Campeonato do Mundo de Moto3, em 2011. Após um primeiro ano na categoria turbulento, Oliveira regressou com toda a força em 2012 com a equipa Estrella Galicia 0,0, aos comandos de uma Suter Honda, onde conseguiu ficar duas vezes no pódio e terminou em oitavo no campeonato. Em 2013 juntou-se a Efrén Vázquez na Mahindra Racing e destacou-se ao conquistar o primeiro pódio de sempre do construtor indiano na Malásia. Em 2014 permaneceu na Mahindra e fez mais um pódio em Assen, mesmo antes de se transferir para a Red Bull KTM Ajo em 2015.

aNOTÍCIA.pt