Estoril Open: começou a sétima Edição do maior evento tenístico nacional

Começou este sábado no Clube de Ténis do Estoril, a sétima edição do Millennium Estoril Open, o maior evento tenístico nacional, com algumas das maiores estrelas do circuito ATP tour.

Estoril Open começou
Estoril Open: começou a sétima Edição do maior evento tenístico nacional - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Começou este sábado o maior evento tenístico nacional, que conta com a participação de algumas das maiores estrelas do circuito, que regressam aos courts do Clube de Ténis do Estoril, para a sétima edição do Millennium Estoril Open.

O Millennium Estoril Open começou com oito duelos da primeira eliminatória da fase de qualificação.  

O tenista português Gastão Elias o primeiro a jogar no Estádio Millennium, foi eliminado, ao perder diante do boliviano Hugo Dellien. Gastão Elias, número 154 no ranking ATP, não conseguiu contrariar o favoritismo do jogador natural de Trinidad, 89.º na hierarquia mundial, e acabou por ceder a passagem à segunda ronda do qualifying em dois sets, por duplo 6-4.

Na conferência de imprensa Gastão Elias referiu que “De um modo geral, foi um bom jogo. Mas foi muito estranho. Senti que estive quase sempre por cima, pontos de break no primeiro set, ganhava os meus serviços de uma forma tranquila, break acima no segundo, e de repente perco o encontro em um ou dois pontos. Fiquei sem perceber o que estava a acontecer”.

Graças ao triunfo ante Gastão Elias, ao fim de uma hora e 40 minutos, Hugo Dellien, primeiro cabeça de série da fase de qualificação vai defrontar no encontro de acesso ao quadro principal o australiano Max Purcell (166.º ATP), que derrotou, na estreia, o italiano Marco Cecchinato, por 7-6 (7-1), 4-6 e 6-3.

Também Tiago Cação foi eliminado pelo espanhol Carlos Taberner. O tenista português, número 573 mundial, não foi capaz de contrariar o favoritismo de Taberner, que figura na 94.ª posição no ranking ATP, e acabou derrotado ao fim de uma hora e 17 minutos, com os parciais de 6-2 e 6-4.

Em relação ao jogo, o jogador luso explicou “Dei o meu melhor. Tentei jogar de igual para igual, não senti que estivesse assim tão diferente dele. Entrei nervoso e acho que isso pesou para mim. Entrei a perder 4-0. Ele não estava a jogar bem, era eu que estava a falhar. Foi isso que eu senti.” Desabafou Tiago Cação.

Já Pedro Araújo mostrou-se muito satisfeito com a estreia vitoriosa no Estoril Open, onde bateu na primeira ronda da fase de qualificação o italiano Gianluca Mager.

“Correu bastante bem. Honestamente não estava nada à espera de receber um wild card, por isso estava a jogar outro torneio. Cheguei a fazer o meu encontro sexta-feira à tarde no Jamor, em piso rápido, agora vim para aqui jogar em terra batida e acho que consegui adaptar-me muito bem. Estou muito feliz por isso”, explicou Pedro Araújo.

Depois de abdicar do Masters da Federação Portuguesa de Ténis, o jovem lisboeta, de 20 anos, foi o primeiro português, dos quatro a garantir a passagem à segunda e última ronda de acesso ao quadro principal, graças ao triunfo ante o transalpino (111.º ATP), que desistiu quando estava em desvantagem por 6-1 e 2-0.

“Já o tinha visto a jogar há umas semanas nos challengers. Sabia que ia ser um jogador difícil como todos são aqui, mas sabia que teria as minhas hipóteses se jogasse bem. É outro nível e são outras condições. Mas estava confiante de que podia trazer esse nível e essas sensações para aqui”, explicou.

Pedro Araújo, que figura no 656.º lugar na hierarquia mundial, vai defrontar amanhã às 12h00, o uruguaio Pablo Cuevas (105.º ATP), responsável pela derrota do britânico Liam Broady em duas partidas, com os parciais de 6-4 e 7-6 (7-5).

Pelas 15h00, Pierre-Hugues Herbert (FRA) defronta o espanhol Fernando Verdasco.

No court Cascais o primeiro jogo (meio-dia) Hugo Dellien (BOL) defronta Max Purcell (AUS) e às 15h00 um duelo espanhol entre Carlos Taberner e Bernabe Zapata Miralles.

aNOTÍCIA.pt