Braga venceu o Porto e quebra o ciclo de 58 jogos sem perder no campeonato

O Sp. Braga venceu esta tarde o FC Porto por 1-0 em partida a contar para a 31ª jornada da Liga Bwin, e colocou fim a um ciclo de 58 jogos do FC Porto sem perder no campeonato.

Braga venceu o Porto
Braga venceu o Porto e quebra o ciclo de 58 jogos sem perder no campeonato - ©Flavio Alberto

No jogo a contar para a 31ª jornada da Liga Bwin, o SP Braga venceu o FC Porto por 1-0, e acabou com o ciclo de 58 jogos do FC Porto sem perder no campeonato. O golo foi apontado por Ricardo Horta no início da segunda parte. A equipa do Sp Braga, conseguiu segurar a vantagem mínima até aos 90+4′ e, pelo meio, ainda viu Vitinha ter nos pés o 2-0.

Já a pensar na celebração da conquista do campeonato, o FC Porto, começou a partida com o onze inalterado. Pepê a assumir-se novo dono da lateral direita do FC Porto e Grujic como médio mais defensivo do meio-campo azul e branco.

Aos três minutos lance de perigo na área do Sp. Braga. Evanilson é lançado por Vitinha, que pica para o centro, mas David Carmo consegue cortar para canto. Minutos depois, Pepe desvia de cabeça após um canto, mas bola é cortada pela defesa bracarense. Volta-se a reclamar penálti, agora por mão de Al Musrati.

Mais jogo para o Porto, mas disputado a um ritmo lento. Foi preciso esperar pelos minutos finais do primeiro tempo para o Sp. Braga encontrar a primeira grande oportunidade do jogo. Horta viu-se com espaço no corredor central e, de primeira, atirou em jeito. Diogo Costa voou, mas acabou por ser a trave a negar o golo aos bracarenses.

Ao intervalo o marcador mostrava um 0-0, após uma primeira parte em que o FC Porto se mostrou desinspirado e a única oportunidade de golo foi do Sp. Braga.

Começou bem a segunda parte para o FC Porto, que aos 52′ viu Pepê rematar à entrada da grande área, obrigando Matheus a uma grande defesa para evitar o é

Mas foi o Sp. Braga, a adiantar-se no marcador. Dois minutos depois, Al Musrati lança Abel Ruiz nas costas da defesa portista, que cruza para o segundo poste, onde Ricardo Horta encosta com a anca para o fundo da baliza.

O técnico do Porto reagiu de imediato e Grujic, Zaidu e Pepê deram o lugar a Wendell, Toni Martínez e Galeno.

As alterações tardavam em fazer efeito no FC Porto, que continuava desconcentrado, com muito passes errados no ataque e a mostrarem-se precipitados no momento de soltar a bola, incapazes de criar perigo. Já o Sp. Braga parecia bastante confortável nesta fase do jogo.

Aos 70′, mais alterações na equipa do FC Porto. Entra Francisco Conceição para o lugar de Fábio Vieira. Na equipa do Braga, Carvalhal respondeu com Vitinha a entrar para o lugar de Ruiz e Lucas Mineiro para o de André Horta.

Já em tempo de compensação, oportunidade falhada por Octávio, que com assistência de Francisco Conceição rematou com o pé direito do lado direito da área.

Termina o jogo no Municipal de Braga, com a vitória do Sp Braga que coloca fim a um ciclo de 58 jogos do FC Porto sem perder no campeonato!

O Sp. Braga venceu e voltou a travar o FC Porto na Pedreira e conseguindo o pleno de vitórias frente aos grandes nesta 2ª volta. Vitória merecida dos bracarenses, que cumpriram à risca a estratégia de Carlos Carvalhal e anularam a manobra ofensiva do FC Porto.

aNOTÍCIA.pt