Estoril Open: João Sousa eliminado por Sebastian Baez na primeira ronda

O tenista português João Sousa (83.º ATP), campeão em 2018, foi hoje eliminado na primeira ronda de singulares do Estoril Open, ao perder com o argentino Sebastian Baez, por 6-1 e 6-3, em apenas uma hora e cinco minutos.

João Sousa no Estoril Open
João Sousa eliminado por Sebastian Baez na primeira ronda do Estoril Open - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Um dia depois da estreia vitoriosa em pares, João Sousa (83.º ATP) foi eliminado na primeira ronda do quadro principal do Millennium Estoril Open ao perder frente ao argentino Sebastian Baez, 59.º tenista do ‘ranking’ ATP.

João Sousa de regresso ao palco onde viveu o momento mais especial da carreira, quando venceu o Millennium Estoril Open em 2018, o tenista português de 33 anos foi travado pelo argentino Sebastian Baez, 59.º classificado no ranking e um especialista em terra batida.

Na conferência de imprensa, relativamente ao desaire que sofreu, João Sousa não escondeu a tristeza “Uma derrota é uma derrota e aqui em Portugal toca-me mais porque sei que há muitas esperanças depositadas em mim e nas minhas performances e obviamente não consegui responder a essas expectativas e independentemente se é minha se é dos outros é motivo de ficar triste. Sinceramente acho que este ano foi o ano em que eu cheguei em melhores condições inclusive em melhores condições do que em 2018 a jogar ténis hoje, a um bom nível, a treinar muito bem e custa ainda mais aceitar que nada disso foi posto em prática no encontro, portanto existe uma deceção grande.  No entanto estamos habituados a perder. Nem toda a gente ganha todas as semanas e faz parte do ténis e da vida de um jogador de ténis” explicou o tenista português.

Com esta vitória, Baez — vencedor de seis torneios do ATP Challenger Tour em nove finais ao longo de 2021, época que fechou com a participação no ATP NextGen Finals — juntou-se a Marin Cilic na segunda eliminatória.

Será um duelo de gerações (o argentino tem 21 anos, o croata 33), de alturas (1.70cm vs. 1.98cm) e de estilos de jogo, bem como a estreia nesta edição para Cilic, que por ser terceiro cabeça de série ficou isento da eliminatória inaugural.

No primeiro encontro do dia no Estádio Millennium, Richard Gasquet (80º ATP), venceu Tommy Paul (34º e 7º pré-designado) por 7-5 e 6-2 na primeira ronda do torneio português.

Richard Gasquet (86º ATP) voltou a brilhar com uma boa exibição, sete anos depois de ter conquistado o título no Millennium Estoril Open de 2015.

O norte-americano até entrou bem no encontro com um break, mas Gasquet recuperou a meio do parcial e conseguiu fechar o set com um 7-5. Tommy Paul continuou muito apático e acabou por registar a primeira derrota da época em rondas iniciais.

Richard Gasquet, vai agora defrontar Hugo Dellien (85º), e lutar por um lugar nos quartos de final do Millennium Estoril Open. Hugo Dellien, venceu o checo Jiri Vesely (74º ATP), por 6-3.

Carlos Taberner apurou-se esta terça-feira para a segunda ronda do Estoril Open, ao vencer o sul-africano Loyd Harris, por 2-0.

O tenista espanhol, número 92 do mundo, superiorizou-se ao adversário, 39.º no ranking ATP, pelos parciais de 6-3 e 6-4, em uma hora e 36 minutos.

Na próxima ronda, Taberner terá pela frente o canadiano Félix Auger-Aliassime, número nove do mundo e primeiro cabeça de série do ATP 250 português.

O espanhol e campeão em título do Millennium Estoril Open, Albert Ramos (31º e sexto pré-designado), ultrapassou a primeira ronda do torneio português ao derrotar o australiano Jordan Thompson (87º ATP) em três parciais por 6-4 3-6 6-4.

Albert Ramos, que obteve a quarta vitória perante Thompson em quatro encontros, irá agora defrontar o sul-coreano Soonwon Kwon na busca de um lugar nos quartos de final.

O francês Benjamin Bonzi (58º ATP), venceu o austríaco Dominic Thiem (93º ATP) por 2-0.

Amanhã, quarta-feira o primeiro jogo no Court Principal tem início às 13h e vai ser disputado por Alejandro Davidovich Fokina e Bernabe Zapata Miralles. 

aNOTÍCIA.pt