Continuam desaparecidos os dois pescadores da embarcação “Alexandre”

A Marinha Portuguesa, continua a coordenar ação de busca e salvamento dos dois pescadores desaparecidos, após o naufrágio da embarcação “Alexandre”

0
13
pescadores desaparecidos
Continuam desaparecidos os dois pescadores da embarcação “Alexandre” - ®DR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) encontra-se a coordenar desde as 18h45 do passado dia 30 de abril, uma ação de busca e salvamento de tripulantes da embarcação de pesca “Alexandre”, que terá encalhado perto da baía da Praia Formosa, a leste da Baixa da Pedrinha, nos Açores. Dois pescadores continuam desaparecidos.

A embarcação de pesca Santo Onofre conseguiu recuperar, cerca das 18h00, do dia 30, um sobrevivente, que envergava colete salva-vidas, e que transmitiu a informação, que estariam ainda desaparecidos dois pescadores e que terá deixado de os ver cerca das 14h00 do mesmo dia.

A embarcação de pesca “Alexandre” foi encontrada “à deriva e virada ao contrário”, sinalizada por um paquete que se juntou às buscas, de acordo com declarações da comandante da Marinha Portuguesa, Mónica Martins.

O NRP Setúbal garantiu a flutuabilidade da embarcação. tendo a mesma já sido rebocada para o porto de Vila do Porto, onde ficará à guarda da Polícia Marítima até à chegada dos mergulhadores forenses.

O alerta do naufrágio foi emanado pela embarcação de pesca Santo Onofre, tendo o MRCC enviado de imediato para o local o navio da Marinha, NRP Setúbal, meios da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente uma embarcação e uma mota de água da Capitania do Porto de Vila do Porto e um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa.

Também a embarcação da Sociedade Anónima Portos dos Açores, “Marvão”, e uma embarcação de pesca costeira “Baía do Sol” se dirigiram para o local. Foi ainda ativado o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para efetuar buscas a partir de terra.

Desde o início da manhã de domingo, também participam nas buscas, algumas embarcações de pesca, um navio mercante das ilhas Marshall e um navio de cruzeiro hanseático.

As buscas prosseguem com todos os meios disponíveis, sob coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, sem que até à data se tenham encontrados os pescadores desaparecidos.

aNOTÍCIA.pt