Porto recebe o Troféu de Campeão Nacional num Dragão pintado de azul e branco

O FC Porto venceu o Estoril no Estádio do Dragão com dois golos, um deles um autogolo de Joãzinho e recebe o troféu de Campeão Nacional perante um Dragão pintado de azul e branco

Porto recebe o Troféu de Campeão Nacional
Porto recebe o Troféu de Campeão Nacional num Dragão pintado de azul e branco - ©Flavio Alberto

Com dois golos um deles um autogolo de Joãzinho, o FC Porto venceu o Estoril no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 34ª e última jornada da Liga Bwin, e recebe o troféu de Campeão Nacional perante um Dragão pintado de azul e branco. O FC Porto consegue assim conquistar mais o recorde de pontos obtidos numa época. Esta partida foi essencialmente a consagração do título arrecadado pelo FC Porto na época 21/22.

O FC Porto, já campeão nacional, entrou em campo, debaixo de uma grande ovação dos adeptos, que enchiam as bancadas do Dragão. Tal como se esperava o Porto com mais iniciativa de jogo.

Aos 10’ João Mário cruza na direita para Zaidu que surge em velocidade para o cabeceamento, mas ao lado. Forte ovação no Dragão, cada vez que Zaidu, autor do golo no clássico da Luz, tocava na bola.

A claque portista esteve em silêncio ao minuto 26 – a idade de Igor – e em seguida entoou o seu nome. “Igor, como nós um de nós”: a tarja mostrada pelos Super Dragões, em memória do adepto morto no passado fim de semana.

Jogo morno durante a primeira parte o FC Porto a assumir a iniciativa de jogo, mas a circular sem grande dinâmica e a não conseguir criar muitas ocasiões de finalização.

O Estoril com as linhas muito juntas, mostrava-se muito defensivo a gerir o ritmo de jogo de forma a não permitir grandes avanços por parte da equipa da casa.

Apesar do marcador mostrar ao intervalo um 0-0 no marcador a festa fazia-se nas bancadas pintadas de azul e branco, lembravam o 30.º título dos dragões.

Durante o intervalo do jogo entre o FC Porto e o Estoril Praia, decorreu, na cúpula da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, a gravação nome do FC Porto no troféu de Campeão Nacional, da época 2021-22, que será entregue aos dragões após o apito final do encontro.

Sendo um dos locais mais emblemáticos da cidade portuense, a cúpula da Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota ficará, assim, para sempre ligada à entrega da taça aos vencedores da competição.

O troféu viajou, depois para o Estádio do Dragão, para ser entregue ao plantel azul e branco, após o final do encontro entre dragões e estorilistas.

No arranque da segunda parte, os dragões entraram pelo corredor central fazendo chegar a bola a Zaidu que, no corredor esquerdo, cruzou rasteiro para o interior da grande área, mas Joãozinho, na antecipação à emenda do avançado portista, acabou por introduzir a bola na própria baliza.

O Porto acabava assim por inaugurar o marcador, mas sem o mérito de ser um jogador portista a fazer o golo no Dragão.

Aos 53’ Evanilson, quase a fazer o segundo golo do FC Porto. Na pequena área, na sequência de um canto, Evanilson faz uma rotação e a rematar forte, mas à barra. Minutos depois também Taremi rematou, mas a trave voltou a negar o golo ao FC Porto.

Grande defesa de Cláudio Ramos aos 73’ evita o empate do Estoril. Cruzamento da esquerda sofreu um corte e ressaltou para Mboula, na direita, que rematou enquadrado e forçou Cláudio Ramos, a uma defesa apertada para canto.

Fernando Andrade não podia ter uma estreia mais feliz no campeonato. Aos 88’ transição veloz do FC Porto e o extremo a ganhar espaço na esquerda e a rematar cruzado para o fundo da baliza num lance que fez o 2-0 no Dragão.

Terminou o jogo com a vitoria do campeão nacional por 2-0 e o Porto recebe o troféu de Campeão Nacional. Agora dá-se início a uma noite de comemorações, sendo que o outro ponto alto da noite será a receção ao plantel portista na Avenida dos Aliados.

No emblemático palco da cidade Invicta, onde se vai realizar a tradicional receção à equipa, está a ser ultimado um enorme palco alusivo ao feito dos dragões e onde a equipa desfilará para júbilo dos milhares de adeptos que são esperados na baixa do Porto.

Até lá segue-se uma viagem pelas ruas da cidade no já famoso trio elétrico, que transportará a equipa até à Câmara Municipal portuense.

aNOTÍCIA.pt