O Borrego Serra da Estrela DOP, teve lugar de honra à mesa de mais de 30 restaurantes em Portugal

A segunda edição Borrego Serra da Estrela DOP, teve lugar de honra, de 13 a 15 de maio, em mais de 30 restaurantes aderentes, em Portugal

Borrego Serra da Estrela DOP
O Borrego Serra da Estrela DOP, teve lugar de honra à mesa de mais de 30 restaurantes em Portugal - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Este ano, foram mais de 30 – o dobro da última edição – os restaurantes aderentes ao fim de semana gastronómico do Borrego Serra da Estrela DOP. O evento aconteceu nos municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia.

O evento, organizado pela Estrelacoop, contou ainda com três showcookings: “o primeiro aconteceu ‘fora de portas’ a 13 de maio em Lisboa, no restaurante “Abeira-te” e contou com a confeção de um prato de borrego pelo chef Chakall; a 14 de maio, no restaurante O Gouveia em Oliveira do Hospital, foi a vez do chef João Quaresma demonstrar os atributos desta carne nobre e tenra criada nos prados da Serra; e terminou, a 15 de maio, no restaurante Sabores da Serra no Hotel Eurosol de Gouveia com o showcooking da autoria do chef Paulo Cardoso.”, contou-nos Joaquim Lé de Matos Presidente da EstrelaCoop.

O evento envolve para além da Estrelacoop, outras organizações da região, como a Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), onde o borrego DOP é produzido, assim como restaurantes, hotéis, municípios e ainda o Turismo do Centro.

A uns caberá a divulgação e dinamização do evento, e a outros caberá incluir na sua oferta gastronómica, a confeção tradicional ou reinvenção de um prato com a carne de borrego DOP.

A Estrelacoop – Cooperativa dos produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL, é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela.

De acordo com Joaquim Lé de Matos, a Estrelacoop, desenvolve a sua atividade com incidência no acompanhamento do processo de certificação (que é efetuado por um Organismo de Controlo e Certificação), no apoio técnico junto dos seus associados, nomeadamente ao nível da validação das condições estruturais dos produtores de Queijo Serra da Estrela para obtenção da autorização de certificação. A ESTRELACOOP é ainda o “elo de ligação” entre os associados e a entidade certificadora e na implementação do HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos).

aNOTÍCIA.pt