100ª Queima das Fitas do Porto foi a maior, a mais segura e a mais sustentável de sempre!

Com mais de 300.000 pessoas e 3 noites esgotadas, a 100ª Queima das Fitas do Porto foi a maior, a mais segura e a mais sustentável de sempre.

Queima das Fitas do Porto
100ª Queima das Fitas do Porto foi a maior, a mais segura e a mais sustentável de sempre! - ©Flavio Alberto

A 100ª Queima das Fitas do Porto, a maior de sempre, contou com mais de 300.000 pessoas em 8 noites de festa, 3 das quais esgotadas e com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A 100ª edição da Queima das Fitas do Porto foi a maior de sempre e o tão aguardado regresso, após 2 anos de pandemia, foi celebrado por centenas de milhares de pessoas, num ambiente de grande civismo e alegria, enquadrado na missão que a Federação Académica do Porto tornou pública, desde a primeira hora: organizar a Queima das Fitas mais segura, sustentável e memorável de sempre.

Entre os dias 1 e 7 de maio, o Queimódromo acolheu alguns dos  maiores nomes da música cantada em português, tendo Quim Barreiros, Ana Malhoa e Saúl, esgotado a noite de 3 de maio, Wet Bed Gang e Dillaz, a noite de 4 de maio e Kevinho e Nenny, a noite de 6 de maio.

Muitas foram as surpresas e inovações desta edição, nomeadamente o palco secundário, uma alternativa à oferta musical do palco principal e atividades lúdicas espalhadas um pouco por todo o recinto, que juntou grandes nomes da comédia e da música portuguesa.

A Queima das Fitas do Porto foi este ano um evento mais sustentável: implementou o sistema de copos reutilizáveis, optou por WCs modulares ligados à rede de saneamento, desmaterializou o serviço de bilhética, implementou bebedouros no recinto, encaminhou os resíduos orgânicos para tratamento e reforçou a habitual oferta de transportes públicos da STCP, CP e Rede Expressos, conseguindo uma maior utilização do transporte coletivo.

A FAP, num esforço conjunto com os parceiros Novo Verde, Porto Ambiente e Lipor, utilizadores do recinto, Barraquinhas e Comissão Executiva do Ambiente, conseguiu juntar 800kg de copos de cartão usados durante o evento, através da sua recolha diária junto das Barraquinhas. Estes resíduos servirão de matéria-prima para um projeto piloto, que visa a reciclagem destes mesmos copos de cartão, em Portugal.

Também por iniciativa da FAP, foi colocado no recinto um stand com bicicletas estáticas com o compromisso de, por cada 5km pedalados no Queimódromo, plantar uma árvore de modo a compensar as emissões geradas. Assim, serão plantadas 50 árvores, contribuindo ativamente para a consciencialização ambiental dos jovens.

As atividades académicas, em especial, o dia da beneficência, mostraram a responsabilidade social e a solidariedade dos estudantes da Academia do Porto que percorreram as ruas da baixa do Porto, angariando um total de 4873€ para a Associação Bebés do São João.

A centésima edição da Queima será para sempre recordada como um marco de mudança e o início de um novo paradigma na organização, não apenas do maior evento estudantil do Porto mas dos eventos académicos que têm lugar um pouco por todo o país. Os preparativos para a 101ª edição começaram no dia imediatamente a seguir ao encerramento da 100ª edição.

Artigos relacionados:

Queima da Fitas do Porto está de volta e com um Queimódromo renovado

100ª edição da Queima das Fitas do Porto, regressa a um Queimódromo renovado