Jogos do Mediterrâneo: Equipa Portugal incentivada a superar-se

195 atletas de 19 modalidades constituem a Equipa Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, que decorrem de 25 de junho a 5 de julho na Argélia

Jogos do Mediterrâneo
Jogos do Mediterrâneo: Equipa Portugal incentivada a superar-se - ®DR

Está oficialmente apresentada a Equipa Portugal que vai participar na 19ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, em Oran, na Argélia. São 195 atletas de 19 modalidades/20 disciplinas que estarão em competição entre os dias 25 de junho e 5 de julho de 2022. A cada uma das modalidades que integra a Equipa Portugal, em mais uma missão organizada pelo Comité Olímpico de Portugal, foi esta terça-feira entregue simbolicamente, no Parque do Poetas, em Oeiras, uma bandeira nacional, como forma de motivar os atletas a darem o melhor de si na representação do País.

Catarina Monteiro, chefe de Missão de Portugal a Oran 2022, dirigiu-se à Equipa Portugal, citando um grande nome do desporto mundial, para sublinhar o caminho a seguir nos Jogos do Mediterrâneo: “Nas palavras de Michael Jordan, um dos mais brilhantes atletas mundiais, ‘O talento vence jogos mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos’. E é isso que temos que levar para Oran – uma equipa forte e unida, pronta para representar Portugal ao mais alto nível nos Jogos do Mediterrâneo de 2022. Dezanove modalidades que representam a mesma bandeira… a mesma nação. Somos a Equipa Portugal.” Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, reforçou as palavras de confiança na Missão que também integrará na Argélia, à semelhança do que sucedera com o seu antecessor, João Rodrigues. “Estou segura que todos os nossos atletas sentirão uma enorme motivação por se irem encontrar com os outros 25 países e elevarão o nosso País ao mais alto nível.”

Os atletas também foram os protagonistas principais do discurso de Carlos Pereira, vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude, que esteve em Oeiras a representar do secretário de Estado da Juventude e Desporto. “É muita a confiança e o crer que toda a população portuguesa sente em relação ao trabalho dos atletas. O vosso exemplo, os valores que transmitem são fatores de motivação para os jovens que têm menos aptidões ou têm uma opção diferente em relação à prática desportiva.” Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, encorajou a Equipa Portugal a superar-se e também se dirigiu especialmente aos atletas: “O vosso exemplo é olhado por todos os vossos compatriotas, esta é uma grande responsabilidade para todos vós serem extraordinários. Façam-nos orgulhosos” Abdelmadjid Naamoune, embaixador da Argélia em Lisboa, sublinhou que o investimento feito para organizar Oran 2022 foi significativo. “Para garantir o sucesso destes Jogos do Mediterrâneo o meu país mobilizou recursos enormes, na construção de novas infraestruturas desportivas e hoteleiras”, com o objetivo de final de “acolher nas melhores condições possíveis este importante evento mediterrânico.

A encerrar a apresentação, José Manuel Constantino, presidente do COP, também deixou palavras de especial incentivo aos atletas: “Se as coisas vos correrem bem, correm-nos bem a nós e correm, sobretudo, pelo primeiro motivo do vosso orgulho, que é representar Portugal. Essa é a nossa razão de estar e isso nunca deve ser esquecido. Mais do que as nossas modalidades, mais do que nós próprios, nós estamos a representar um País, uma Nação, e isso deve ser um grande motivo de orgulho, estarmos a representar Portugal.”

Esta é a segunda vez que a Equipa Portugal participa nos Jogos do Mediterrâneo, depois de há quatro anos, em Tarragona 2018, ter conquistado 24 medalhas: três de ouro, oito de prata e 13 de bronze.

aNOTÍCIA.pt