Projeto RAMSAT reúne em Castelo de Vide e Marvão

A reunião em Castelo de Vide e Marvão assinala o final da primeira fase do projeto RAMSAT, sendo retirados os ensinamentos da cooperação que serão implementados em cada uma das regiões

Projeto RAMSAT
Projeto RAMSAT reúne em Castelo de Vide e Marvão - ®DR

Realiza-se, nos próximos dias 21 e 22 de junho em Castelo de Vide e Marvão a reunião do projeto RAMSAT.

O projeto RAMSAT – Revitalizing Remote And Mountainous areas through Sustainable Alternative Tourism (Revitalização de áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável), liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), surge como resposta à necessidade urgente de incentivar políticas regionais para o uso sustentável dos recursos quer ao nível do património natural e cultural quer ao nível do turismo alternativo.

O projeto relaciona-se com o objetivo temático proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos e da prioridade de investimento: preservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural, do programa Interreg Europe.

Na Europa, as áreas remotas e montanhosas são geralmente pobres em termos de desenvolvimento de atividades agrícolas ou industriais, mas ao mesmo tempo apresentam recursos culturais e naturais de alto valor. Esse património permanece muitas vezes não utilizado ou subutilizado e, eventualmente, poderá estar degradado.

Através do intercâmbio de boas práticas e conhecimentos entre as regiões parceiras, o projeto RAMSAT promove a melhoria das políticas regionais e locais que visam o desenvolvimento ao nível do turismo nas áreas alvo, a fim de garantir o uso sustentável dos recursos naturais e do património cultural e promover uma gestão mais eficaz.

No decurso do projeto os parceiros organizaram vários eventos de disseminação regional tendo cada parceiro identificado boas práticas aa sua região que podem ser transferíveis para outras regiões.

Os parceiros do projeto compilaram, até à data trinta e cinco boas práticas tendo dezasseis destas sido aprovadas e publicadas com sucesso na policy learning platform. Os decisores políticos de toda a Europa podem agora consultar estas boas práticas, bons exemplos a serem replicados.

Atualmente, e no final da primeira fase do projeto RAMSAT, os parceiros desenvolveram os seus planos de ação que fornecem pormenores sobre a forma como os ensinamentos retirados da cooperação serão implementados a fim de melhorar o instrumento político abordado em cada uma das regiões.

Todos os planos de ação desenvolvidos pelos parceiros foram aprovados e o projeto irá entrar na segunda fase totalmente dedicada à implementação destes planos em todas as regiões parceiras.

aNOTÍCIA.pt