Equipa de arqueólogos internacionais retomam escavação em castelo perdido do século I AC no Alentejo

Arqueólogos de mais de 10 nacionalidades desenvolvem mais uma campanha de escavação no Castelo Velho de Safara, no Alentejo

arqueólogos no Alentejo
Equipa de arqueólogos internacionais retomam escavação em castelo perdido do século I AC no Alentejo - ®DR

A equipa internacional da escola de campo de arqueologia South-West Archaeology Digs (SWAD), sob direção científica dos arqueólogos portugueses Mariana Nabais, Rui Monge Soares e Margarida Figueiredo, retomam escavação arqueológica em povoado datado do século I Antes de Cristo, no Alentejo.

“Temos evidências de uma ocupação Romano Republicana, com aquilo que julgamos ser uma zona residencial, outra de armazenamento e uma outra zona de produção metalúrgica. Toda a cadeia de produção de metais está identificada no sítio: várias escórias de fundo de fornalha, pingos de fundição, tubeiras em cerâmica, alguns cadinhos de fundição e vários objetos em metal. As primeiras análises químicas apontam para uma produção local de utensílios em ferro”, relata o arqueólogo Rui Monge Soares.

A novidade das escavações deste ano é que se confirma que todas estas estruturas romanas se encontram assentes em depósitos da segunda Idade do Ferro (séculos IV a II a.C.). Isto é evidente devido à presença de várias cerâmicas áticas – ou seja, cerâmicas pintadas importadas da Grécia com cronologias conhecidas do século IV a.C. –, bem como produções cerâmicas locais com decoração de bandas concêntricas pintadas a vermelho.

“Estamos a descobrir um povoado que pertence à memória de todos e que é um património altamente relevante, sobretudo para a população do concelho de Moura”, adianta a arqueóloga Margarida Figueiredo. 

“Destacam-se vários troços de muralha à qual estão adossados diversos pequenos compartimentos, provavelmente destinados ao armazenamento de recursos alimentares. Paralela à muralha, encontrou-se uma via de circulação junto da qual se terá desenvolvido a zona residencial do povoado. A cultura material confirma a presença romana, mas indicia também uma forte presença de populações da II Idade do Ferro, havendo igualmente alguns vestígios cerâmicos datados do 3º milénio a.C., de cronologia Calcolítica”, reforça a arqueóloga Mariana Nabais.

Estas descobertas decorrem depois de três campanha bem-sucedidas de escavação no Castelo Velho de Safara, em 2018, 2019 e 2020. Depois de dois anos de interregno, os arqueólogos regressaram a campo para uma quarta campanha que está atualmente a decorrer no mês de Julho de 2022 em terras do Alentejo. 

Entre a equipa internacional da SWAD, constam participantes de mais de 10 nacionalidades, estando a direção científica a cargo dos portugueses Mariana Nabais, Margarida Figueiredo e Rui Monge Soares. Os trabalhos arqueológicos têm o apoio de várias entidades, como a University College London, a Câmara Municipal de Moura, a União de Juntas de Freguesia de Safara e Santo Aleixo da Restauração, ADC Moura e a Empark.

Durante a escavação têm vindo a decorrer atividades pedagógicas envolvendo grupos da comunidade local, como o ATL da Casa do Povo de Safara. No dia 23 de Julho realiza-se o Dia Aberto, em que todos os interessados estão convidados a participar numa visita guiada ao Castelo Velho de Safara e à escavação, e a apreciar os artefactos descobertos no local. O encontro realiza-se às 8h30 na União de Juntas de Freguesia de Safara e de Santo Aleixo da Restauração, de forma a evitar as altas temperaturas que se têm vindo a sentir nos últimos dias.

aNOTÍCIA.pt