Campeonato brasileiro e Derby Paulista, mas os comandados eram de portugueses

Abel Ferreira venceu seu compatriota em São Paulo, no Rio de Janeiro Luís Castro segue seu calvário no Botafogo de Futebol e Regatas.

Campeonato brasileiro e Derby Paulista
Campeonato brasileiro e Derby Paulista, mas os comandados eram de portugueses - ©Peter Rov

Campeonato brasileiro e Derby Paulista

A Sociedade Esportiva Palmeiras venceu o Corinthians por 1 a 0, na noite de sábado -13, na casa do adversário, neste momento abriu nove pontos na liderança do brasileirão. Na entrevista coletiva Abel Ferreira fez questão de evitar qualquer euforia.

Na conversa com os jornalistas, o treinador elogiou a inteligência e a coragem da sua equipa pelo desempenho no clássico paulistano. Mas ressaltou: “não ganhamos nada.” “Quero já baixar essa empolgação porque vocês estão aqui hoje a dizer que somos os melhores e amanhã não ganhamos um jogo e vão dizer que somos uma porcaria. Vamos manter o nosso foco.”

Disse o português em sua primeira resposta. “Temos que manter o foco na excelência do trabalho que o Palmeiras faz e continuar nosso caminho porque não ganhamos absolutamente nada. Somos uma equipe muito competitiva, jogamos da nossa maneira, e é isso que queremos, respeitar todos os adversários com coragem. Meus jogadores merecem jogar em estádios cheios, foram capazes de impor nosso jogo, defender quando tinha que defender, ter bola quando tinha que ter. Fomos uma equipe muito competitiva, inteligente e justos vencedores” – completou.

O Palmeiras joga em casa contra o Flamengo, às 16h na próxima rodada.

Já o Corinthians de Vítor Pereira

Vítor Pereira e sua equipe de uma sequência ruim, desclassificado na Copa Libertadores pelo Flamengo na última terça-feira, agora uma outra derrota seguida para seu adversário número 1, que é a Sociedade Esportiva Palmeiras.   

Vítor Pereira respondeu algumas perguntas, na coletiva de imprensa algumas respostas ríspidas, como em uma pergunta sobre sua possível demissão, ele ponderou ao jornalista “Você sabe quanto eu tenho no banco”, você deve estar a brincar comigo, cara. Deve estar a brincar comigo com essa pergunta. Eu, nesta fase da minha vida, da minha carreira, ter medo de perder emprego? Sabe quanto dinheiro eu tenho no banco, amigo? Eu tenho a vida estabilizada, não preciso… Estou aqui no Corinthians, se não for no Corinthians é em outro clube qualquer.

E quando eu quiser. Isso sobre sair passa ao lado – disse o treinador. Sobre o jogo, fomos melhores, fomos melhores, jogamos para ganhar. O resultado foi muito injusto para o que fizemos, mas é futebol, futebol é assim. Há momentos em que as coisas não saem, em que a sorte não protege quem arrisca mais, quem jogo com coragem, quem quer ganhar o jogo. No Palmeiras, eu fiquei com a sensação de que o empate servia, mas foram premiados com o gol. Num erro cometido acabamos por levar o gol e perdemos o jogo.

No Rio de Janeiro segue as dificuldades de Castro

Depois de empatar em 0 a 0 Botafogo e Atlético-GO, o assunto mais importante da coletiva não foi o jogo, mas os novos reforços de olho na sequência da equipe na temporada. Na última semana, o clube acertou as contratações de Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Tiquinho Soares e Jacob Montes.

Na coletiva Luís Castro disse! Vou voltar a ser repetitivo. Quando chegam jogadores, são jogadores estranhos ao grupo que nós vamos ter que ter tempo para integrá-los e os colocar. Vamos ter a tentação de colocá-los para jogar logo, mas temos que segurar um pouco essa tentação. Porque todos eles vêm com diferentes níveis físicos também, uns parados há algum tempo, outros a jogar, outros com alta carga de jogos. 

Fomos à procura de refrescar o ataque, porque alguns jogadores vinham de um tempo parado. Precisávamos de novas dinâmicas. O Matheus é mais de ligações, o Erison é mais de profundidades e contatos físicos. Catorze finalizações não é um número baixo, é um bom número.

Jogamos muito tempo com 10, o que também contribui para essa boa avaliação. Mas, não marcamos. Então, quando olhamos para esses números e vemos que não fizemos gols, é claro que precisamos de mais qualidade nas finalizações.

Elogios à defesa

A linha defensiva suportou bem a equipe. Tivemos erros técnicos na transição. Não fizemos um jogo de alto nível, mas fizemos um segundo tempo razoável. Tivemos alguns problemas porque a nossa construção não esteve bem, principalmente na primeira parte. A saída de bola saiu melhor do lado esquerdo. Defensivamente, suportamos muito bem. Somar é melhor do que não somar nada. Queríamos a vitória, mas ela não veio. Vamos continuar o nosso trabalho com a dedicação que tivemos até hoje.

Ausência de Lucas Fernandes fez falta?

As alternativas que tínhamos para a posição eram Romildo, Patrick e Oyama. Oyama trabalhou muito, assim como os outros, trabalhou bem. Nessa semana, teve níveis bons no treino. Defendo a meritocracia na equipe. O que leva o jogador ao jogo é o treino.

O Botafogo voltará jogar no próximo domingo, contra o Juventude na casa do adversário, mas uma semana de calvário para Luís Castro treinar e buscar o melhor para sua equipa. 

Assim foi o Derby Paulista e assim vai o Campeonato brasileiro.

aNOTÍCIA.pt

 

NOTA: texto em portugês do Brasil